sexta-feira, 26 de novembro de 2010

E nasce a St. Michael.

Como todo mundo sabe teremos uma cerveja comemorativa para o aniversário de 5 anos da Bamberg, é a já comentada weizenbock dunkel que maturou 6 meses em barris de carvalho francês, feito dry hop e refermentada em garrafa com fermento de champagne, o nome dela até então seria Bamberg Uber Alles, seria, pois tivemos um contra-tempo com ele.


Fazendo o curso de sommelier de cerveja comentei sobre a cerveja com meu amigo Schumacher, da cervejaria gaúcha Abadessa, foi então que ele me alertou sobre a negatividade da frase Uber Alles, pois ela é ligada ao nazismo, dai entrei em contato com meus amigos alemães da Weyermann e eles também me confirmaram isto.

Diante desta constatação não resta dúvida o nome caiu, pois convivendo na Alemanha como venho fazendo sei que isto não reflete a opinião deles, nem a da Cervejaria Bamberg, banimos (nós e os Alemães) qualquer manifestação de intolerância, seja ela racial, religiosa, social, sexual, etc.

E o novo nome será St. Michael, em homenagem ao mosteiro que produziu a primeira cerveja na cidade de Bamberg a quase mil anos atrás.

Contarei mais detalhes sobre a história deste local, mas agora preciso voltar a prestar atenção no curso que estou fazendo, pois escrevo durante o treinamento de off flavors do I Curso de Sommelier de Cervejas.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Sorteio da Bamberg Über Alles 2009 - Lote Zero.

Lote zero, garrafas e rolhas, aprendizado.

Como muitos já sabem, no dia 19 de dezembro na festa de 5 anos da Bamberg faremos o lançamento da Bamberg Über Alles 2010, nossa cerveja comemorativa que ficará em linha.


A Über Alles é uma weizenbock que maturou em barris de carvalho que foram reutilizados para vinho, esta cerveja também sofreu um dry hop com Hallertauer Tradition e foi refermentada na garrafa com fermento de champagne, com 9% de álcool, ela será uma cerveja que poderá modificar-se com o tempo, ou seja, uma cerveja de guarda, como eu sei disso?

No ano passado eu fiz um teste antes de produzi-la, foram apenas 300 Litros, boa parte já bebi, alguns amigos também já experimentaram, e venho percebendo que a cerveja vem modificando-se com o tempo, neste lote teste, foram utilizados outros barris, o dry hop foi com lúpulo americano e a receita da weizenbock era diferente.

Então resolvi sortear uma garrafa da Bamberg Über Alles 2009 lote zero, para os seguidores do blog da Bamberg, outra garrafa para os seguidores do @bambergbier e mais uma para os seguidores da Bamberg no facebook, isto é, 3 garrafas, uma pra cada mídia.

O sorteio será no dia 15 de dezembro de 2010, e se o ganhador estiver presente na festa de 5 anos da Bamberg (19/12), ganhara um copo especial de trigo importado da Alemanha e com a logo da Bamberg, copo com capacidade de 400mL.

Então, se você quiser ganhar esta garrafa histórica é só começar a nos seguir no Blog da Bamberg, no @bambergbier e no facebook.

Boa sorte!
Über Alles 2010, lote 1, agora vai.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Bamberg Express - Loja Campinas

Sei que estou atrasado pra falar sobre a Bamberg Express Campinas, mas nas últimas semanas ta bastante corrido e tinha outras histórias pra contar, o fato é que a loja já esta funcionando há duas semanas, mas pra quem ainda não sabia, vai a notícia.


Com uma fachada fantástica e localização excelente, abrimos nossa primeira loja pra atender o consumidor final com chope e garrafas, fora a da fábrica aqui em Votorantim.

Todos os nossos chopes e cervejas e mais algumas novidades exclusivas que virão, em barris de 10, 15, 20, 30 e 50 Litros, garrafas de 350mL e 600mL, com a possibilidade de entregar na casa ou ir retirar no local, o objetivo é fornecer de forma simples um produto de qualidade que faltava na cidade de Campinas.

Rua Dona Luisa de Gusmão, 527 – Taquaral.

Telefones 19.3381-7823 19.3044-2506

Atrás da delegacia grandona que fica próximo da lagoa.

http://www.bambergexpress.com.br/

No twitter: @bambergexpress

Sei que vai ter alguém perguntando, e a loja de São Paulo? Quase pronta, o pessoal que ira trabalhar esta em treinamento, mas se alguém quiser chope é só entrar em contato aqui na fábrica que entregaremos.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

5 Anos da Bamberg, muito o que comemorar!!!



No dia 19 dezembro, domingo, comemoraremos o quinto aniversário da Cervejaria Bamberg, temos muito o que comemorar, por isso esperamos a sua presença pra que a festa fique completa.

Teremos costela fogo de chão, com arroz, tutu de feijão, várias saladas e muitos petiscos, claro que nesta festa não poderia faltar chope, teremos então, Pilsen, Helles, Weizen, Munchen, Rauch, Schwarz e os exclusivíssimos Weizenbock Hell e Weizenbock Dunkel maturado no barril de carvalho e refermentado com fermento de champagne.

Importante: serão vendidos poucos ingressos e por enquanto a venda é feita apenas aqui na Bamberg, é possível comprar pelo fone 15 3242 7685, ou pelo email contato@cervejariabamberg.com.br.

Aviso: Não deixe pra última hora, vocês viram o que aconteceu no Festival de Inverno, acabou muito rápido, por motivo de segurança não venderemos mais que o planejado.

Já estou contando os dias, vai ser muito legal, muita comida e bebida, melhor de tudo, poder comemorar com os amigos.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Meu amigo Oliver Honsel, seu curso e sua visita.

Oliver, Marco Falcone, Eu e Alexander.

É bom quando percebemos que além de fornecedor algumas empresas também são parceiras, este é o caso das maltarias Agrária, de Entre Rios - PR e Weyermann, de Bamberg.

A Weyermann além de ser líder do mercado mundial de maltes especiais, fomenta a cultura cervejeira no mundo todo, a brasileira Agrária vem seguindo a mesma linha em solo nacional, por isso ambas são parceiras. Prova disto foi o I Curso de Cervejas Especiais, realizado por eles em Entre Rios.

Quem veio ministrar o curso foi meu amigo e um dos maiores mestre cervejeiro do mundo Oliver Honsel, ele é responsável pela cervejaria na Weyermann, sua função é fazer o que ele tem vontade de fazer, com isso ele faz os clássicos da escola alemã, belga, inglesa e tcheca, mas além disso, as tendências americana, envelhecimento em barril de carvalho, cerveja com diferentes ingredientes, como açafrão, mangerona, frutas, etc. Sem contar as várias receitas e pesquisas que ele já desenvolveu para as grandes cervejarias do mundo, por esta flexibilidade e pela humildade do Oliver, toda vez que conversamos sobre cerveja, acaba sendo uma aula.

O curso reuniu pequenas e médias cervejarias brasileiras, no primeiro dia tivemos aula teórica e no segundo a prática, que foi realizada na cervejaria Donau que fica dentro da colônia de Entre Rios. Claro que tudo isto com muita cerveja e comida típica alemã.

Esta atitude da Weyermann e da Agrária nos mostra que além de vender seus maltes eles estão preocupados com o futuro de nosso mercado, querem fazer com que nós não façamos apenas cerveja, mas sim, produtos de alta qualidade e seguindo a tradição do estilo da cerveja a ser produzida.

Nós da Bamberg ainda tivemos a honra de receber a visita do Oliver e do Alexander (Agrária) aqui na cervejaria, onde ambos tomaram todas as nossas cervejas, o Oliver pode dar sua opinião não só no produto final, mas também nos equipamentos e método de produção, depois rumamos pra Laranjal Paulista, onde meus pais moram, e tivemos um sábado com arroz carreteiro, virado de feijão, couve refogada e osso buco, tudo isto no fogão á lenha e preparado pela minha mãe, já na churrasqueira Augustão ensinou Oliver a fazer picanha, a caipirinha ficou por conta de Lucão, vocês podem estar perguntando o que eu fiz, levei o chope, Pilsen, Helles e Rauch, acho que o Oliver pode ver, comer, beber e sentir um pouco do interior de São Paulo.

Obrigado a Agrária e a Weyermann por apoiar as pequenas cervejarias, nos ajudando não só com matérias-primas de qualidade, mas também com conhecimento técnico.

Obs.: Um dos souvenir que o Oliver levou pra Bamberg foi uma picanha, dentro da mala.