Se existe um paraíso da cerveja no mundo este lugar chama-se Francônia, localizada no norte do estado da Bavária, onde a maior cidade é Nuremberg, mas podemos dizer que a capital cervejeira da região é Bamberg.
Números impressionam, Bamberg tem 70 mil habitantes, 10 cervejarias, 2 maltarias e 1 fábrica de equipamentos pra cervejaria, quer mais, em um raio de 30km de Bamberg encontramos 200 cervejarias, onde cada cervejaria tem no mínimo 4 estilos de cerveja diferente.
Sendo eles: Pilsen, Helles, Weizen, Dunkel, Schwarzbier, Rauchbier, Bock, Weizenbock, Kellerbier, Roggenbier, Ungespundet, Marzen, só pra citar o que eu lembrei agora de cabeça.
Talvez isto explique o porquê o consumo é alto, variedade somada com qualidade, temos uma ingestão de 250 litros por pessoa ao ano, só como base no Brasil consumimos em torno de 60 litros por pessoa ao ano e o maior consumidor de cerveja do mundo chega na casa dos 150 litros por pessoa ao ano.
Como aproveitar tudo isso? Fácil, a maioria das cervejarias podem ser visitadas de bicicleta, ta bom, você não é adepto do cicloturismo, então ônibus ou trem, algumas das cervejarias tem o próprio restaurante e o hotel, caso você não consiga voltar pra casa.
Não espere lugares turísticos, preparado para o show, na Francônia você depara com a tradição e o estado da arte em fazer cerveja, como a técnica aliada a criatividade fez com que estes cervejeiro criassem tantos estilos de cervejas com apenas quatro ingredientes, água, malte, lúpulo e fermento, em alguns pubs a cerveja é servida direto do barril de madeira.
A cerveja nesta região do mundo esta ligada a história e a cultura do país, temos mais de 1000 anos documentados sobre cerveja, ainda encontramos cerveja de baixa fermentação em fermentadores abertos, tripla decocção, muitos deles fabricam a receita do bisavô, sem se prender a livros de estilo de cerveja, mas incrivelmente a cerveja ta totalmente inserida dentro do estilos, pois eles nasceram fazendo isto.
Isto é o paraíso da cerveja. Esta é a nossa função a mais de 10 mil quilômetros de lá, dar alma a nossos produtos.
6 comentários:
aos poucos estamos crescendo e com mta qualidade!
Acidentalmente encontrei a Dunkel München de vocês em um Atacadista aqui em SJCampos e resolvi experimentar. Como morei em Santa Catarina por 7 anos e sempre fui muito fã de Cervejas Premium fiquei muito feliz em ver uma cervejaria de tão boa qualidade aqui em São Paulo. Espero começar a encontrar mais variedades dos produtos de vocês. Vocês estão tendo dificuldades com distribuição?
Salve Alexandre!
Realmente precisamos trazer um pouco desse paraíso para os lados de cá.
A Bamberg está fazendo isso muito bem.
Aos poucos estamos vendo mudanças de consumo e de produções nesse nosso Brasilzão, mesmo com alguns remando contra.
Parabéns e vamos nos mantendo firmes.
Excelentes Cervejas Sempre!
Um abraço.
Monich
Ricardo, obrigado pelo comentario;
Henoque, que legal que vc experimentou e gostou da cerveja, é muito bom receber o retorno, quanto a dificuldade de distribuição, podemos dizer que de acordo com o nosso modelo de trabalho sempre teremos dificuldade de distribuir nossas cervejas.
Monich, é isso mesmo apesar de tudos o mercado de cervejas especiais no Brasil vem melhorando e isto é graças ao consumidor que ta ficando mais exigente, abraço.
Muito legal a matéria!
A única coisa que voce deveria melhorar é sua escrita, tem muita vírgula e pouco ponto final.
Viva a cultura cervejeira!
PS: Degustando uma Bamberg Rauchbier
Ola Alexandre.
Primeiramente Parabéns pelo seu bonito trabalho na fomentação e preservação da cultura cervejeira no Brasil.
Eu trabalho na indústria de bebidas em Angola (Africa) e estamos também nos empenhando para difundir esta cultura por aqui. É um trabalho difícil, todo o começo é duro não é mesmo?? srsrrsr
Estamos indo em Novembro para a Feira Brau Beviale em Nuremberg e gostaria de saber se o sr. poderia nos indicar alguma cervejaria local para visita ou até alguma outra feira de equipamentos e matéria-prima para micro-cervejaria?
Muito Obrigado e grande abraço!
Postar um comentário