quinta-feira, 24 de maio de 2012

Starkbierzeit 2012


A Cervejaria Bamberg e a Cervejaria Abadessa apresentam neste ano uma novidade para o calendário das Festas Cervejeira. Trata-se do Starkbierzeit, ou seja, o período da cerveja forte. Tradicionalmente em Munchen esse período é comemorado nos últimos 15 dias de Março, no final do inverno no hemisfério norte. Como no Brasil o inverno é no meio do ano, a Bamberg e a Abadessa vão promover o festival Starkbierzeit nas duas primeiras semanas de Julho.

Durante este período serão servidos os chopes Doppelbock das duas cervejarias, o Bambergerator (8,0% Alc) e o Emigrator (7,2% Alc), que irão nos aquecer nas noites frias.

O estilo Doppelbock pertence a família das Bock, são cervejas mais potentes que a Bock, de coloração vermelha a marrom escuro, podendo chegar ao preto, e predomínio da base de malte tanto no aroma como no sabor.  Esse estilo tem bastante ligação histórica com os monastérios da Idade Média, pois era essa cerveja que nutria os monges da época no período da Quaresma. Tradicionalmente as Doppelbock terminam com o sufixo –ator no nome.

Para  participar do Starkbierfest 2012 teremos os seguintes estabelecimentos vendendo simultaneamente a Bambergerator e a Emigrator:

Rio de Janeiro: Boteco Colarinho;


Porto Alegre: Bier Market, Vom Fass e Apolinário;

Sorocaba: Cervejario;
Este é um evento inédito no Brasil que une estas duas cervejarias para trazer para o apreciador de cervejas de qualidade um pouco da cultura cervejeira da Alemanha, demonstrando que quando o foco é fazer cerveja de qualidade não existe concorrência entre as cervejarias.

2 comentários:

Bigas disse...

Pra variar, vcs deixaram Minas de fora. Nunca vi UM chopp sequer da Bamberg por aqui.

Alexandre Bazzo disse...

Pedro,

Pra nós seria uma honra ter em MG também, o problema que não temos distribuidor em Minas, nem ponto de venda de chope, todos os restaurantes que estão participando servirão chopes e ja são clientes nosso.

Abraço.