segunda-feira, 28 de junho de 2010

Bamberg Bock 2010.

A história da Bock eu contei o ano passado e para quem não leu vale a pena ver a fantástica trajetória deste estilo de cerveja alemão, clique no "Bock a cerveja de Einbeck".
A Bamberg Bock 2010 vem com uma nova receita, ela virou DoppelBock, resolvi mudá-la de última hora, por isso que é legal fazer a sua própria cerveja, mudei, não avisei ninguém e depois que deu certo comecei a contar para todo mundo, acho que esta é a melhor de todas as Bocks que já fiz, espero que vocês pensem o mesmo.
Porém, não assuste se você ver no rótulo a palavra Bock, pois é assim que esta, e aí é outra de nossas mudanças, o rótulo segue a nova linha feita pelo André Clemente.
As garrafas long neck começam a serem vendidas aqui na Bamberg ou nos nossos parceiros apartir de quinta-feira dia 1 de julho, vale lembrar que esta é uma cerveja sazonal e foi feito apenas um tanquinho.
Após 3 meses de fermentação e maturação a cerveja esta pronta e abaixo passo a minha avaliação sobre ela.



Esta foto é do Ivan, por isso que ta boa.


Aroma: Presença marcante do malte na forma de biscoito, caramelo, pão, açúcar queimado, toffee, além um leve aroma de ameixa, o lúpulo é imperceptível;
Aparência: Marrom escuro com tons avermelhado, espuma consistênte;
Flavor: Ao bebe-la percebe-se a mesma força do malte que notamos no aroma, sobressaindo o açúcar queimado, toffee e frutas secas, porém no final notamos o lúpulo que equilibra com a doçura do malte, o álcool não aparece de forma marcante perigosamente;
Sensação na boca: Corpo mádio-alto, carbonatação média, bastante suave, aquecendo um pouco devido o álcool;
Impressão geral: Como uma bock deve ser o malte é o que confere maior complexidade a cerveja, sendo que o lúpulo apenas entra no contexto para equilibrar um pouco a doçúra do malte e os 8,0% de álcool passa despercebido, por isso cuidado.

OBS.: Cerveja do estilo Bock é sempre de baixa fermentação e o mais importante tem que ser puro malte, não vale usar açúcar, como toda cerveja que pertença a um estilo Alemão. Assim é feita a Bamberg Bock seguindo a Lei de Pureza da Bavária.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

World Beer Awards

Depois de uma semana de muito trabalho estou de volta, foram muitos pints, visitas em cervejarias, pubs históricos, feira e júri, nas cidades de Londres, Burton upon Trent e Birmingham, mas vou começar pelo motivo principal de minha viajem.

Fui convidado a ser júri em uma das maiores competições de cervejas do mundo o World Beer Awards, um evento que reúne cervejas do mundo todo e o processo de júri é feito em várias etapas, nesta última etapa que participei nós julgamos as melhores Lager, Pale Ale, Dark Ale, Wheat Beer e Porter/Stout e depois que foi eleita a melhor de cada categoria elegemos qual cerveja era a melhor de todas, um julgamento muito difícil por avaliar cervejas de estilos diferentes.

Na sexta-feira (18/06) dentro de uma gigantesca feira gourmet da Inglaterra a BBC Good Food Show, onde passa 10 mil pessoas por dia, cobertura da BBC e participação dos mais renomados Chefs britânicos, aconteceu o julgamento das cervejas em um espaço chamado Tasting Beer Live, também dentro da feira tínhamos um espaço destinado as cervejas e harmonização de cerveja e comida, um evento fantástico da gastronomia que faz falta aqui no Brasil.
Os jurados foram mestres cervejeiros vindos do Reino Unido, Republica Tcheca, EUA e Brasil (eu), totalizando 20 pessoas, eu julguei Wheat Beer, Porter/Stout e Dark Ale, foi uma experiência muito legal, além das cervejas serem muito boas.


Os resultados saem no final de julho, portanto teremos que esperar até lá pra saber os vencedores.
Escreverei em breve sobre as visitas cervejeiras nas outras cidades inglesas que fui, mas de ante mão gostaria de agradecer meu amigo e especialista em cervejas Andy que nos recebeu muito bem em Londres, sem ele teria aprendido muito menos sobre cervejas inglesas.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Vamos juntos, vamos...

Nos últimos 50 anos muitas coisas mudaram no mundo, tivemos um avanço tecnológico fantástico, regimes políticos mudaram, começamos ver uma revolução mundial da cerveja artesanal e muitas outras coisas, porém uma coisa continua a mesma, a hegemonia do Brasil no futebol.

Tudo bem, perdemos algumas Copas, ganhamos cinco, mas o mundo todo reconhece que ninguém nos supera no que diz respeito à quantidade e qualidade de jogadores de futebol. Vejo alguns especialistas criticando o nosso time, dando como favoritos, Espanha, Argentina, Alemanha, mas pondo dúvidas no Brasil.

A Bamberg como uma cervejaria brasileira acredita na nossa seleção, eu como brasileiro também acredito, não é o time que eu levaria, mas estamos bem representados e com certeza chegaremos até o final da competição. Precisamos começar a cultura de valorizar o que temos de bom, isso serve para a cerveja, pois é o que eu vivo, temos cervejas nacionais que competem de igual pra igual com qualquer cerveja do mundo, mas muitas vezes aqui no nosso país não são colocadas no mesmo patamar, consumir produto regional é comum em vários países, mas para nós uma a palavra importado significa sempre coisa boa, já compramos vinho branco que no país de origem ninguém bebia, mas aqui fez sucesso, entre outras coisas.

Vamos aproveitar o clima de Copa para valorizar mais nossas cervejas, beba cerveja brasileira, mas não se engane com marcas que se dizem brasileiras, mas na verdade só usam nosso país para ganhar dinheiro e mandar para a sua origem, a Bamberg é uma cervejaria 100% brasileira, os donos são brasileiros e fabricamos cerveja brasileira de qualidade.

Boa Copa a todos e espero que possamos comemorar o Hexa.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Cara nova.

Esta começando sair da Bamberg nossas cervejas com os rótulos novos, é claro que em alguns lugares eles aparecerão mais rápido que em outros, mas não se assustem, são elas mesmas.

No carnaval eu estava na praia com um amigo, calor de 40 graus, tomando umas cervejinhas, já tínhamos falado sobre futebol, cerveja, carnaval, o assunto estava acabando, foi então que ele perguntou, por que a Bamberg não muda os rótulos?

Chegamos a conclusão que seria legal, a cervejaria esta fazendo 5 anos, poderíamos dar uma modernizada neles. Sabia que meu amigo André Clemente estava muito folgado, estava tendo o excesso de 5 horas de sono por noite, resolvi ocupá-lo com 10 rótulos novos a serem refeitos.

Depois de muitas idas e vindas, chegamos no resultado final, espero que vocês gostem, pois será mais uma ação comemorativa dos 5 anos da Bamberg, fundada em 18 de dezembro de 2005.