terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O Paraiso da cerveja.



Se existe um paraíso da cerveja no mundo este lugar chama-se Francônia, localizada no norte do estado da Bavária, onde a maior cidade é Nuremberg, mas podemos dizer que a capital cervejeira da região é Bamberg.

Números impressionam, Bamberg tem 70 mil habitantes, 10 cervejarias, 2 maltarias e 1 fábrica de equipamentos pra cervejaria, quer mais, em um raio de 30km de Bamberg encontramos 200 cervejarias, onde cada cervejaria tem no mínimo 4 estilos de cerveja diferente.

Sendo eles: Pilsen, Helles, Weizen, Dunkel, Schwarzbier, Rauchbier, Bock, Weizenbock, Kellerbier, Roggenbier, Ungespundet, Marzen, só pra citar o que eu lembrei agora de cabeça.

Talvez isto explique o porquê o consumo é alto, variedade somada com qualidade, temos uma ingestão de 250 litros por pessoa ao ano, só como base no Brasil consumimos em torno de 60 litros por pessoa ao ano e o maior consumidor de cerveja do mundo chega na casa dos 150 litros por pessoa ao ano.

Como aproveitar tudo isso? Fácil, a maioria das cervejarias podem ser visitadas de bicicleta, ta bom, você não é adepto do cicloturismo, então ônibus ou trem, algumas das cervejarias tem o próprio restaurante e o hotel, caso você não consiga voltar pra casa.

Não espere lugares turísticos, preparado para o show, na Francônia você depara com a tradição e o estado da arte em fazer cerveja, como a técnica aliada a criatividade fez com que estes cervejeiro criassem tantos estilos de cervejas com apenas quatro ingredientes, água, malte, lúpulo e fermento, em alguns pubs a cerveja é servida direto do barril de madeira.

A cerveja nesta região do mundo esta ligada a história e a cultura do país, temos mais de 1000 anos documentados sobre cerveja, ainda encontramos cerveja de baixa fermentação em fermentadores abertos, tripla decocção, muitos deles fabricam a receita do bisavô, sem se prender a livros de estilo de cerveja, mas incrivelmente a cerveja ta totalmente inserida dentro do estilos, pois eles nasceram fazendo isto.

Isto é o paraíso da cerveja. Esta é a nossa função a mais de 10 mil quilômetros de lá, dar alma a nossos produtos.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Bamberg Express Perdizes - São Paulo.

É com muita alegria que anuncio a abertura de nossa loja da Bamberg Express em São Paulo, já tinhamos um fluxo de entregas muito grande na cidade e agora podemos atender de forma mais ágil e em maiores quantidades, vale ressaltar que o paulistano sempre nos recebeu com muito carinho, nestes 5 anos da Bamberg toda vez que vou pra cidade sou muito bem acolhido, por isso é uma das minhas cidades preferidas pra passear e passar finais de semana.

Também temos uma loja da Bamberg Express em Campinas, caso seja mais próximo pra você.

Serviço:

Bamberg Bier Express São Paulo
Rua Cayowwa, 573, Perdizes
Fone 11 3672.4443

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta: 10 às 19hs
Sábado: 10 às 14hs
http://www.bambergexpress.com.br/

domingo, 16 de janeiro de 2011

Macarrão e Bamberg Munchen.

Demorei pra escrever porque tava um pouco desanimado com o caminho que a cerveja vem tomando no Brasil, mas é melhor tocar o barco, vou falar sobre harmonização de macarrão com Bamberg München.


Mas antes gostaria de dedicar este post a dois amigos, Edu, uma cara que como muitos de nós começou do zero no que diz respeito a cerveja, mas estudou e trabalhou muito e hoje é uma das pessoas que mais entende de harmonizações com cerveja e carta de cerveja, o outro é o Bob, sou fã dele, posso resumi-lo em profissionalismo e ética, ninguém escreve tão bem sobre cerveja como ele no Brasil.

Precisamos de mais pessoas como vocês no nosso meio cervejeiro.

Bom, vamos ao assunto principal.

Almoço de domingo em casa de descendentes de italiano não pode faltar macarrão, uma bela opção de harmonização é a Bamberg München, cerveja esta do estilo dunkel, tem uma boa presença de malte, aparecendo na forma de caramelo, toffee, casca de pão torrada, mas também há uma presença de lúpulo pra equilibrar a doçura do malte.

Hoje fizemos uma macarronada com molho de tomate com alho-poro, alho e manjericão, pra acompanhar cordeiro assado.

A base de malte da cerveja conseguiu cortar a acidez do molho, além disso, tanto o malte como o lúpulo, foram bem com o cordeiro, a harmonização ficou perfeita.

O cordeiro foi feito pela minha mãe, o macarrão e a cerveja fui eu quem fiz, as fotos e as apresentações do prato é do meu pai.