segunda-feira, 18 de junho de 2012

O rótulo e a degustação da Bambergerator 2012

O estilo Doppelbock é marcado pela presença de malte, tanto no aroma quanto no sabor, por isso, no passado os monges bebiam esta cerveja durante o dia no período de quaresma, pois não podiam ingerir alimento sólido durante o dia, a Doppelbock fornecia energia e nutrientes pra que eles fizessem suas tarefas diárias, daí este estilo de cerveja ficou conhecido como pão líquido.

 É claro que não é apenas de malte que esta cerveja é feita, o lúpulo tem papel crucial, equilibrando a doçura do malte e deixando a cerveja mais fácil de ser bebida, com teor alcoólico alto, no caso da Bambergerator 8,2%, ele entra como o definidor de um processo bem feito, pois quando a cerveja obedece a temperatura adequada de fermentação e o tempo necessário de maturação, não ocorre a produção de alcoóis superiores, aqueles que agridem nosso paladar, em uma doppelbock bem feita, o álcool aparece com a sensação de calor, mas não predomina no aroma e no sabor.

Acima apresento o rotulo da Bambergerator, o projeto é do André Clemente, temos um bode que é o símbolo das cervejas bock, vestindo uma Lederhosen e camisa nas cores da Bavária, azul e branco e claro tomando a Bambergerator em um Mass.
Abaixo descrevo sensorialmente a Bambergerator.


Aparência: Vermelho escuro, rubi, vinho, cristalina, com boa formação e boa persistência de espuma;
Aroma: Predomínio do malte, casca de pão torrada, açúcar queimado, melaço, ameixa, toffee, com leve sutileza do lúpulo, cítrico, herbal, floral;
Sabor: Segue o aroma com predomínio do malte, açúcar queimado, frutas secas, cereja, caramelo, toffee. O lúpulo apenas equilibra com o malte finalizando levemente amargo;

Sensação na boca: corpo médio-alto, álcool é presente, mas bem inserido, carbonatação média-baixa.
Temperatura ideal de serviço: 8°C a 12°C. NUNCA beba esta cerveja estupidamente gelada.

A Bambergerator harmoniza com comidas gordurosas, ensopados, pratos apimentados, carnes de caça e queijos maturado por longo período.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Comemore o dia do Rock com cervejas da Bamberg.


Brinde o Dia Mundial do Rock com a Bamberg Sepultura Weiss e a Bohemian Pilsen Camila, Camila 

Para surpreender e agradar os amantes de cerveja & rock and roll, a Cervejaria Bamberg oferece dois rótulos especiais que unem arte, qualidade e uma pitada de heavy metal

Cerveja e musica resultam em uma perfeita harmonização. E para comemorar o Dia Mundial do Rock, celebrado no dia 13 de Julho, a Cervejaria Bamberg selecionou dois rótulos especiais para os amantes de rock and roll e cerveja, a Sepultura Weiss, que foi inspirada em uma das maiores bandas de heavy metal do mundo, e a Bohemian Pilsen Camila, Camila, inspirada na musica da banda Nenhum de Nós.
Para originar as bebidas foi preciso unir a arte de produzir cervejas artesanais da Cervejaria Bamberg e a arte musical das bandas, que apesar de tocarem estilos diferentes, compartilham a mesma paixão pelo bom e velho rock.

A Sepultura Weiss, criada para comemorar os 25 anos do Sepultura, foi idealizada pela Bushido Brazil e pela própria banda. A Cervejaria Bamberg foi escolhida, pois segundo o baixista Paulo Jr.,é uma cervejaria de qualidade que produz ótimas cervejas e ficamos encantados com a estrutura”, declara o músico.

Para a Bamberg essa escolha significa muito. É o reconhecimento de um trabalho comprometido com a cultura cervejeira no país, fator fundamental para a cervejaria durante toda sua trajetória.

A Sepultura Weiss é refrescante e ideal para o clima brasileiro. A cerveja é uma Weizen, da escola cervejeira alemã, e tem uma turbidez natural provocada pela levedura em suspensão, característica deste estilo de cerveja.

A bebida possui aroma e sabores de banana e cravo provenientes de uma cepa especial de fermento que produz as substancias químicas que remetem a essas percepções.

Harmoniza com frutos do mar, comidas japonesa, tailandesa, queijos pouco maturados, como mussarela de búfala e cálcio cavalo. E, claro, harmoniza com um bom rock.

Já a Bohemian Pilsen Camila, Camila foi desenvolvida com o intuito de ser uma cerveja diferente, passível de ser bebida por um longo tempo, sem que ela se torne cansativa e repetitiva.

Para dar nome à nova cerveja, a Bamberg se inspirou em um clássico dos anos 80, a música Camila Camila, da banda gaúcha de rock, Nenhum de Nós.  

A música, escrita há 25 anos, retrata o desejo da Bamberg ao desenvolver sua nova bebida. A canção foi tocada e cantada por todos os jovens durante anos, e permanece dessa forma até hoje, de maneira intensa e apaixonada.   “Esperamos que a nossa Camila, Camila seja bebida ao longo dos próximos anos por muitas pessoas, assim como a música permanece viva até hoje, afirma o proprietário e mestre cervejeiro da Bamberg, Alexandre Bazzo.

De acordo com a banda, a personagem Camila (nome fictício, retirado de um jornal, era o nome de um filme argentino e estava escrito em letras garrafais) era amiga dos integrantes do Nenhum de Nós, que na época sofria violência física e verbal do namorado. Eles queriam de alguma forma, expressar a indignação em relação a essa situação, como se fosse um grito de alerta, um chamado a se libertar desse relacionamento infeliz.

Segundo os integrantes, a personagem da música teve um final feliz. Hoje ela tem 42 anos e não conviveu muito tempo com seu agressor. Em homenagem a sua idade atual, a Bamberg calculou a lupulagem da cerveja em 42 IBU.

A cerveja é uma Bohemian Pilsen. O estilo leva malte alemão Weyermann Floor Malted e lúpulo Saaz.  O Weyermann Floor Malted foi utilizado pela primeira vez no Brasil nessa Bohemian Pilsen, o que reafirma o compromisso da cervejaria artesanal em desenvolver produtos com qualidade e inovação.

A Bohemian Pilsen Camila, Camila prova que sutileza e complexidade andam juntas. “Ela é ao mesmo tempo delicada e forte, intensa e serena, assim como a personagem da música foi em determinada fase de sua vida”, conta Alexandre Bazzo, mestre cervejeiro da Bamberg.

A Sepultura Weiss (R$ 18,00) e a Bohemian Pilsen Camila, Camila (R$ 15,90) estão disponíveis em garrafas de 600 ml e podem ser compradas nos pontos de venda da Bamberg, bares, empórios, restaurantes, pubs e via internet.

Mais informações através do site www.cervejariabamberg.com.br

Camila Prestes/ Miriam Matos
(11)2311.0494 / 2311.0484
(11)8259.3530 / 107*54460
www.noticiaexpressa.com.br




terça-feira, 5 de junho de 2012

Bambergerator 2012


Aqui matura a Bambergerator por longos meses.
Já virou tradição a chegada da Bock da Bamberg durante os meses de inverno. Alguns anos atrás ela era uma Bock tradicional, 6,5% de álcool, mas desde 2011 resolvemos mudar para Doppelbock, ano passado foi uma mudança alguns dias antes de fazê-la, daí não deu tempo de fazer um rotulo especial pra ela, nem de criar um novo nome.
Este ano será diferente, enquanto ela matura no tanque de número 4, nós já temos nome pra cerveja, rótulo novo e até um evento especial.
A Bamberg Doppelbock levará o nome de Bambergerator, 8,0% de álcool, tradicionalmente as cervejas deste estilo terminam com o sufixo ATOR, a pronúncia correta é “ator” e não “eitor”.
A Bambergerator será lançada a partir do dia 1 de julho, em alguns bares teremos um evento o Starkbierzeit, que eu falei em um post passado.
A receita deste ano é quase a mesma do ano passado, mudei um pouquinho a lupulagem, estou usando este ano um dos lúpulos diferente, mas os outros 2 são os mesmos, vindos das regiões de Hallertau e Tettnang. Os 6 maltes utilizados em 2011 permaneceram inalterados para este ano, e claro, eles são as estrelas desta cerveja, 5 deles vem de Bamberg, da Weyermann e um deles, mas não menos importante, da Maltaria Agraria, em Guarapuava, o fermento, como já é de costume, vem da Baviera, pra dar o toque final a esta cerveja.
No próximo post irei descrever a Bambergerator sensorialmente e também irei apresentar o novo rotulo dela, ficou sensacional.
Nossos amigos, tanto jurídico como físico, podem encomendar o chope e a garrafa (apenas de 600mL) nas nossas Bamberg Express ou direto aqui na cervejaria pelo email contato@cervejariabamberg.com.br.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Entenda por que reclamamos dos impostos.

A Bamberg decreta luto oficial a cerveja artesanal brasileira, como muitos já sabem venho reclamando de impostos faz tempo, a situação para as microcervejarias já era complicada, agora o governo Dilma deu uma força a mais para afundar a cerveja artesanal no Brasil.
Ao contrario do que muitos pensam, varias pessoas do meio cervejeiro vem buscando ajuda com nossos governantes na esfera estadual e federal, mas com este anuncio do aumento dos impostos federais hoje, fica claro que não adiantou nada nossos apelos.

Vou tentar explicar abaixo o que realmente estamos reclamando, pois não reclamo em pagar 50% ou 70% de impostos, o que reclamo é que apenas algumas cervejarias pagam isso, outras microcervejarias pagam 30% a 40% e as grandes pagam 25% a 30%, esta desigualdade no pagamento dos impostos gera uma desigualdade competitiva.
Abaixo segue a tabela dos impostos federais, IPI, Pis e Cofins, repare que cada cervejaria obedece um código, é este código que determina sua faixa de impostos, no caso da Bamberg estamos na faixa 43, quanto maior este numero maior será a carga tributária federal. Repare nas 3 ultimas linhas, são as demais marcas, isto é, quem ainda não foi descoberto pelo governo, as cervejarias que não aparecem na lista, estão nesta faixa 2, ou seja, pagando o menor valor. Ai começa a desigualdade.

Distribuição das Marcas Comerciais para Tabela XII
Marca Comercial
Grupo
AMSTEL
37
ANTARCTICA MALZBIER
19
ANTARCTICA PILSEN
10
ANTARCTICA PILSEN CRISTAL
20
AUSTRIA AMBER
34
AUSTRIA PILSEN
26
AUSTRIA WEISS
34
BADEN BADEN 1999
40
BADEN BADEN ALE GOLDEN
43
BADEN BADEN BARLEY RED ALE
42
BADEN BADEN CHRISTMAS
42
BADEN BADEN DARK ALE STOUT
41
BADEN BADEN DOUBLE BOCK
42
BADEN BADEN LAGER BOCK
42
BADEN BADEN PILSEN CRISTAL
42
BADEN BADEN WEISS
42
BAMBERG ALT
43
BAMBERG HELLES
43
BAMBERG MUNCHEN
43
BAMBERG PILSEN
42
BAMBERG RAUCHBIER
43
BAMBERG SCHWARZBIER
43
BAMBERG WEIZEN
43
BAUHAUS
24
BAVARIA PREMIUM
19
BAVARIA SEM ALCOOL
18
BECKS
33
BELCO
17
BIERBAUM
32
BIERLAND DEMAIS TIPOS
34
BIERLAND PILSEN
33
BIRRA MORETTI
37
BLACK PRINCESS ESCURA
37
BLACK PRINCESS GOLD
33
BOHEMIA CONFRARIA
30
BOHEMIA ESCURA
24
BOHEMIA OAKEN
31
BOHEMIA PILSEN
20
BOHEMIA ROYAL ALE
33
BOHEMIA WEISS
29
BRAHMA CHOPP
14
BRAHMA EXTRA
19
BRAHMA FRESH
18
BRAHMA MALZBIER
19
BUDWEISER
20
CARACU
21
CERPA DRAFT BEER
11
CERPA EXPORT
30
CERPA GOLD
18
CERPA PILSEN
23
CERPA TIJUCA
30
CERVEJA COLORADO APPIA
44
CERVEJA COLORADO CAUIM
43
CERVEJA COLORADO DEMOISELLE
45
CERVEJA COLORADO INDICA
45
CINTRA
4
COLONIA MALZEBIER
11
COLONIA PILSEN
8
COLÔNIA SEM ALCOOL
14
CONTI PILSEN
5
CONTI PREMIUM
13
CORDOBA
21
CORUJA ALBA WEIZEN
27
CORUJA ALBA WEIZEN BOCK
27
CORUJA OTTUS
26
CORUJA STRIX
27
CRYSTAL MALZBIER
16
CRYSTAL PILSEN
16
CRYSTAL PREMIUM
19
CRYSTAL SEM ALCOOL
18
DADO BIER BELGIAN ALE
25
DADO BIER ILEX
29
DADO BIER LAGER
20
DADO BIER ORIGINAL PILSEN
34
DADO BIER RED ALE
30
DADO BIER ROYAL BLACK
29
DADO BIER WEISS
30
DEVASSA BEM LOURA
15
DEVASSA ÍNDIA
27
DEVASSA LOURA
32
DEVASSA NEGRA
34
DEVASSA RUIVA
33
DOS EQUIS
30
DRACHE BIER
33
ECOBIER
8
EDELWEISS
43
EISENABHN STRONG GOLDEN ALE
37
EISENBAHN 5
35
EISENBAHN DUNKEL
36
EISENBAHN KOLSCH
37
EISENBAHN LUST
76
EISENBAHN OCTOBERFEST
38
EISENBAHN PALE ALE
37
EISENBAHN PILSEN
37
EISENBAHN PILSEN NATURAL
36
EISENBAHN RAUCHBIER
36
EISENBAHN WEIHNACHTS ALE
34
EISENBAHN WEIZENBIER
37
EISENBAHN WEIZENBOCK
39
FRANZISKANER
38
GERMANIA
17
GERMANIA ESCURA
19
GUARATUBA
15
GUITT'S MALZBIER
11
GUITT'S PILSEN
9
HEINEKEN
23
HOEGAARDEN
38
HOPS CERVEJA ESCURA
2
IMPERIAL
13
IMPERIAL OURO
22
ITAIPAVA FEST
25
ITAIPAVA MALZBIER
18
ITAIPAVA PILSEN
13
ITAIPAVA PREMIUM
21
ITAIPAVA ZERO ÁLCOOL
19
KAISER BOCK
18
KAISER GOLD
21
KAISER PILSEN
15
KAISER SUMMER
21
KALENA CHOPP CLARO
26
KALENA CHOPP ESCURO
34
KILSEN EXTRA
7
KILSEN MALZBIER
17
KRILL
11
KRILL MALZBIER
13
KROMUS BIER
32
KRONENBIER
19
LA BRUNETTE
38
LA TRAPE
65
LEFFE
37
LIBER
19
LOKAL PILSEN
10
LOWENBRAU
37
MURPHY'S RED
40
NOBEL PILSEN
8
NORTENA
26
NOVA SCHIN MALZBIER
17
NOVA SCHIN MUNICH
16
NOVA SCHIN PILSEN
11
NOVA SCHIN TEQUILA E LIMÃO
20
NOVA SCHIN ZERO ÁLCOOL
17
OPA BIER PALE ALE
35
OPA BIER PILSEN
38
OPA BIER PORTER
35
OPA BIER SEM ALCOOL
37
OPA BIER WEISEN
35
ORIGINAL
23
PATAGÔNIA
35
PATRICIA
30
PAULISTANIA
33
PETRA AURUM
40
PETRA BOCK
37
PETRA ESCURA
21
PETRA SCHWARZBIER
42
PETRA STARK BIER
47
PETRA WEISS BIER
40
PILSEN
25
PILSNER URQUELL
49
PLIER PILSEN
13
POLAR BOCK
19
POLAR EXPORT
15
PRIMATOR
46
PRIMUS
11
PROIBIDA
16
PUERTO DEL MAR
12
QUILMES
27
RED STRIPE
35
SAINT BIER BELGIAN
29
SAINT BIER BOCK
29
SAINT BIER IN NATURA
25
SAINT BIER MALZBIER
12
SAINT BIER PILSEN
7
SAINT BIER STOUT
29
SANTA CERVA
13
SANTA CERVA MALZBIER
15
SCHNEIDER
23
SELKI MALZEBIER
18
SELKI PILSEN
16
SKOL BEATS
21
SKOL PILSEN
12
SOL PILSEN
10
SOL PREMIUM
28
SPATEN
41
SPOLLER PURO MALTE
12
STAROBRNO
47
STEINECKER PREMIUM
14
STELLA ARTOIS
26
THEREZOPOLIS
32
THEREZOPOLIS EBENHOLZ
33
THEREZOPOLIS RUBINE
32
TIJUCA CERPA
29
WARSTEINER
38
WELTENBURGER ANNO 1050
48
WELTENBURGER BAROCK DUNKEL
43
WELTENBURGER HEFE-WEISSBIER
50
WELTENBURGER KLOSTER
44
WELTENBURGER URTYP HELL
50
XINGÚ
20
ZANNI
15
ZANNI MALZBIER
18
ZEBU
12
ZEHN BIER
18
ZILLERTAL
25
DEMAIS MARCAS NACIONAIS PILSEN
2
DEMAIS MARCAS NACIONAIS ESPECIAIS
2
DEMAIS MARCAS IMPORTADAS
14

Sempre foi assim este calculo dos impostos federais? Não, esta é uma reivindicação atendida pelo governo, onde a industria de bebida pedia há 5 ou 7 anos atras uma cobrança mais justa dos impostos, tudo teria dado certo, se neste tempo não tivesse surgido as microcervejarias, como elas não foram levadas em consideração, esta forma de calculo dos impostos federais irá mata-las.
SOLUÇÃO: incluir todas as microcervejarias na faixa 2.

Já no caso dos impostos estaduais o que complica é a tal da Substituição Tributária, é relacionada ao ICMS e nada mais é que, nós pagando o imposto que deveria ser pago pelo PDV, ou seja, mais fácil o governo fiscalizar a indústria do que um PDV. Este imposto é determinado pelo preço da cerveja na prateleira, a cada 3 meses o governo paga uma instituição pra pesquisar os preços.
O que nos intriga neste caso é que mesmo sem subir os preços das nossas cervejas a mais de 1 ano a cada 3 meses nosso imposto estadual sobe. A grande dificuldade que este método de pesquisa nos mostra é que nós cervejarias ficamos dependentes das margens praticadas pelo PDV, um restaurante, por exemplo, que tem um custo maior que uma rede de supermercado, deve trabalhar com margens maiores, daí a cervejaria que opta por não vender pras redes de supermercados, como é o nosso caso, pagara mais imposto que as que estão na rede e terão seus preços finais maiores. Outro ponto falho na pesquisa, é que uma pequena cervejaria, não possui pdvs suficientes para uma amostragem correta dos valores. Temos 2 faixas de preços, Bamberg Pilsen e Outras, mas nossos impostos estaduais são diferentes a todas cervejas de nossas linhas, o que é incoerente.

SOLUÇÃO: Devido a impossibilidade de uma pesquisa confiável das cervejarias artesanais, pois como disse anteriormente, não temos quantidades de pdvs suficientes, incluir todas as microcervejarias na menor faixa da substituição tributária e não pesquisar nenhuma microcervejaria.
Vale lembrar que a Bamberg é uma cervejaria 100% brasileira, independente, nenhum grupo cervejeiro grande tem parte na sociedade da Bamberg, os únicos 3 sócios da Bamberg são Alexandre Bazzo, Lucas Bazzo e Thiago Bazzo. Promovemos o turismo local, semanalmente recebemos em torno de 20 a 40 pessoas que vem nos visitar, a procedência destes turistas é do Brasil todo e alguns estrangeiros. Todos nossos funcionários são das vizinhanças da cervejaria, sendo que metade deles tiveram na Bamberg o primeiro emprego. Empregamos 160 vezes mais que uma grande cervejaria, portanto geramos mais empregos para a comunidade que estamos. Quem consome cerveja artesanal bebe com uma responsabilidade maior, pois estamos sempre associando nossas cervejas a gastronomia, queremos que nosso cliente preste atenção nos aromas e sabores de nossas cervejas, com isso ele ira beber menos, mas melhor. O que produzimos em 1 ano é 1 tanque de uma grande cervejaria.

Se você é consumidor de cerveja artesanal brasileira divulgue nossas dificuldades, cobre de quem você vota, preste atenção que algumas bancadas demonizam o álcool, não vote em quem apoia esta ideia.
Não deixe a cerveja artesanal morrer no Brasil.