terça-feira, 5 de novembro de 2013

Belgian Beer Challenge 2013


Saiu no último domingo, 3/11, o resultado do Belgian Beer Challenge que aconteceu em Bruxelas e reuniu grandes nomes do cenário cervejeiro no mundo, a Bamberg Schwarzbier ganhou medalha de bronze, como esta foi a última competição que participamos em 2013, fechamos o ano com chave de ouro, esta é a nossa 81ª medalha em competições cervejeiras espalhadas pelo mundo.

Obrigado ao time da Bamberg e a toda nação Bambergeriana que estão sempre torcendo por nós.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

World Beer Awards 2013


Na última sexta-feira, 30/9, saiu o resultado de uma das competições mais difíceis do ano, o World Beer Awards, que acontece anualmente na Inglaterra. Uma competição muito interessante, pois nossas cervejas vão antes disputar uma eliminatória nos EUA e só quem passa daí, é que vai competir mundialmente.

O grande destaque foi para a Bamberg Altbier, após ter sido eleita a melhor das Américas, consegui ainda faturar como a melhor Altbier do mundo. Já a Bamberg Rauchbier foi eleita a melhor cerveja defumada das Américas e a Bamberg Schwarzbier levou medalha de bronze.

Vale ressaltar o desempenho da Bamberg Altbier em 2013, em maio ela foi eleita a melhor Ale de origem europeia no AIBA 2013, em setembro levou medalha de prata no European Beer Star, e agora no WBA foi eleita a melhor do mundo.

Muito obrigado à vocês Nação Bambergeriana que estão sempre nos apoiando, nosso objetivo é a cada ano evoluir para nos manter entre as melhores cervejarias do mundo.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Medalhas no Japão!!!! Kanpai!!!!!


Saiu na semana passada o resultado do Japan International Beer Competition e ganhamos duas medalhas. Prata para a Bamberg Weizenbock Dunkel e bronze para a Bamberg Schwarzbier.

É uma competição que ocorre anualmente em Tóquio, com um grupo de jurados muito bem qualificados e com o apoio e do Brewers Association dos Estados Unidos.

Muito bom ver a cerveja viajar tanto e mesmo assim chegar em condições de competir com grandes nomes no cenário mundial.

Obrigado a #NaçãoBambergeriana que está sempre junto nos apoiando.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Medalhas no European Beer Star 2013


No ultimo dia 18 de setembro saiu o resultado do European Beer Star 2013, a Bamberg ganhou duas medalhas, prata com a Altbier e bronze com a Rauchbier, foram 1600 cervejas de 40 países. O EBS acontece anualmente em Munich e é uma das competições cervejeiras mais importantes do mundo.

Essa é a sexta medalha da Bamberg no EBS, pra nós é sempre uma honra ganhar nesta competição, pois fazemos estilos tradicionais alemão e disputamos na terra deles enfrentando os maiores nomes da cerveja no mundo. Seria como uma escola de samba alemã ganhar o carnaval do Rio.

Com estas medalhas chegamos a soma de 77 medalhas em competições internacionais renomadas e reconhecidas no mundo.

Gostaria de agradecer a toda nação Bambergeriana que esta sempre nos apoiando e também ao time da Bamberg que se dedica diariamente pra manter-nos entre as melhores cervejarias do mundo.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Chile Beer Cup 2013


Aconteceu em Santiago, a Chile Beer Cup 2013, onde reuniu cervejas do mundo todo, pra nossa alegria a Bamberg Rauchbier ganhou medalha de prata.

Com isso, apenas esta cerveja nossa soma 15 medalhas, e a Bamberg tem 73 medalhas internacionais, nas competições mais famosas e serias do mundo.

Obrigado a toda a nação Bambergeriana que esta sempre apoiando o nosso trabalho.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Mais medalhas!!! International Beer Challenger 2013


Saiu nesta sexta-feira o resultado da renomada competição cervejeira que ocorre anualmente em Londres, o International Beer Challenger (IBC), e nossas cervejas de novo foram premiadas.

Bamberg Maibaum; Medalha de Prata;
Bamberg Camila Camila: Medalha de Bronze;
Bamberg Rauchbier: Medalha de Bronze;
Bamberg Schwarzbier: Medalha de Bronze.

Com este resultado somamos 70 medalhas em competições internacionais reconhecidas, devo agradecer todo o time da Bamberg que trabalha duro diariamente e vocês nação Bambergeriana que estão sempre torcendo por nós. Vamo que Vamo!!!!

Abaixo todos os nossos prêmios conquistados até hoje:

01/05/2008: Jornal O Estado de São Paulo, caderno Paladar, a Bamberg Pilsen do Brasil;

18/11/2009: Bamberg Rauchbier, medalha de prata no European Beer Star 2009, Alemanha, na categoria Smoked Beer. 

25/11/2009: A cervejaria Bamberg ganha o Prêmio Paladar 2009 como produto do ano: cerveja artesanal.

08/02/2010: Na revista Prazeres da Mesa a Bamberg Rauchbier foi eleita a segunda melhor cerveja disponível a venda no Brasil, entre nacionais e importadas, dentre todos os estilos.

20/05/2010: Acontecem as premiações do Australian Beer Awards: Prata para Bamberg Rauchbier e Bronze para Bamberg München e Bamberg Schwarzbier.  

28/07/2010 Bamberg Rauchbier eleita a melhor cerveja do Mundo e das Américas no World Beer Awards 2010, Inglaterra.  

23/10/2010 Cerveja Bamberg fatura 2 medalhas de ouro no Mondial de La Biére na França, com a Bamberg Rauchbier e Bamberg Schwarzbier;

10/02/2011 Eleita Cervejaria do Ano 2010 - Revista Prazeres da Mesa.

14/05/2011 Eleita Cervejaria do Ano 2011 na America do Sul - South Beer Cup. E conquista 4 medalhas de prata com as seguintes cervejas: Rauchbier, Schwarzbier, Munchen e Helles. 

20/05/2011 Conquista de 5 medalhas de Bronze no Australian International Beer Awards 2011 com as seguintes cervejas: Rauchbier, Schwarzbier, Munchen, Alt e St. Michael. 

08/09/2011 Na Copa Cervezas de América, no Chile, Bamberg conquista duas medalhas de prata coma Schwarzbier e a Munchen, medalha de ouro com a Weizen, melhor da categoria com a Weizen e o título de melhor cervejaria das Américas. 

10/11/2011 Bamberg Altbier ganha medalha de ouro no European Beer Star 2011.

15/02/2012 Eleita Cervejaria do Ano 2011 - Revista Prazeres da Mesa.

25/03/2012 Medalha de Prata para a Bamberg St Michael na categoria cerveja especial, Medalha de Bronze para a Bamberg Rauchbier na categoria cerveja defumada, Medalha Menção Honrosa para a Bamberg Helles na categoria Helles, todas no South Beer Cup 2012.

17/05/2012 Bamberg ganha 6 medalhas no Australian International Beer Awards 2012, 3 pratas com St Michael, Rauch, Pilsen e 3 bronzes com Altbier, Schwarzbier e Munchen.

24/07/2012 Bamberg ganha 8 medalhas no International Beer Charllenger, em Londres: Prata com Bamberg Altbier, Bamberg Kölsch, Bamberg Helles, Bamberg Maibaum; Bronze com Bamberg Camila Camila, Bamberg Schwarzbier, Bamberg Rauchbier, Bamberg St Michael.
07/09/2012 Bamberg ganha 3 medalhas no Copa Cervezas de América, no Chile, Ouro para Camila Camila e Prata para Bamberg Schwarzbier e Bamberg Munchen, além disso, fomos eleitos a Melhor Cervejaria das Américas.

14/11/2012: Bamberg Schwarzbier e Bamberg Rauchbier conquistam prata no European Beer Star.
20/03/2013: Ganhamos 6 medalhas no I Festival Brasileira da Cerveja, foram 3 pratas (Bamberg Munchen, Bamberg Rauchbier e Bamberg Altbier) e 3 Bronzes (Bamberg Camila Camila, Bamberg Helles e Bamberg Schwarzbier).

23/05/2013: Medalhas no Australian International Beer Awards 2013: Ouro para a Bamberg Altbier, e 3 bronzes (Bamberg Munchen, Bamberg Schwarzbier e Bamberg Rauchbier), além disso a Bamberg Altbier foi eleita a Best European Style Ale.
25/05/2013: Duas medalhas de prata no South Beer Cup 2013, nas categorias German Lager e Others Lager.

16/08/2013: Quatro medalhas no International Beer Challenge, em Londres, Prata pra Bamberg Maibaum e três bronzes para Bamberg Schwarzbier, Bamberg Camila Camila e Bamberg Rauchbier.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

I Rocktoberfest da Bamberg


No dia 7 de setembro iremos fazer nossa primeira Rocktoberfest, como o próprio nome diz, uma festa pra celebrar a cerveja, comida e Rock'n'roll.

Na parte musical teremos a banda sorocabana El Cabong lançando o primeiro CD, tocando um ska/rock com letras irreverentes e muita qualidade, já as cervejas servidas serão Raimundo Helles, Sepultura Weizen, Bamberg Thunderstruck (Barrilzinho que guardei pra uma ocasião especial) e ainda o pré-lançamento da Bamberg Die Wiesn, nossa cerveja do estilo oktoberfest que chega no mercado na segunda quinzena de setembro. Além das cervejas da Bamberg, teremos 3 chope convidados, um da Lagom (Porto Alegre), outro da Fraga (Rio) e outro da Kud (BH), os estilos ainda iremos definir. Na comida estamos contando com a ajuda do nosso amigo Carlos Alberto de Souza Filho, que é o responsável pelo restaurante da padaria Real, que fará um prato típico da região, o feijão tropeiro e seus acompanhamentos, além das entradas, vários petiscos e pão artesanal de calabresa.

Dia: 7 de setembro de 2013;
Horário: das 10h as 16h;
Local: Francônia Brasileira, Votorantim-SP;
Valor: 100 reais tudo incluso.

Os convites podem ser comprados aqui na Bamberg ou pelo email contato@cervejariabamberg.com.br

IMPORTANTE: Não reservamos convites, devido ao número limitado de convites, a garantia deste só acontece após o pagamento.

Recomendamos a todos virem de taxi, vans, a pé, de bicicleta, mas deixem seus carros em casa para poderem aproveitar melhor a festa.

Hotel mais próximo da Bamberg é o Íbis Sorocaba.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Decocção - Mantendo a tradição.

Mosto Principal.
Mosto Fervendo (Decocção).
 
Ultimamente quem vem nos acompanhando pelas redes sociais esta vendo fotos postadas sobre um novo processo de mostura que venho aplicando em algumas de nossas cervejas, a decocção.

A Decocção foi essencial no passado, os maltes não tinham a mesma qualidade que temos hoje e por isso precisavam de um esforço bem maior para transformar aquele monte de amido em algo mais palatável ao fermento. Por isso, durante a mostura, parte dela era separada e feita uma pequena rampa de mostura em outra tina, até chegar a fervura, daí retornava-se no mosto principal, e após homogeneizado, outra porção era separada e repetia-se o procedimento, dependendo de quantas vezes fazia-se isso, era o nome que se dava, uma-, dupla- ou tripla-decocção.

Um processo lento, trabalhoso e caro. Tão logo as maltarias avançaram em tecnologia e os maltes começaram a ficarem mais fáceis de trabalhar, a decocção foi abandonada e substituída pelas rampas de infusão, o que normalmente é utilizado no mundo cervejeiro.

Mas quando comecei a visitar as cervejarias tradicionais de pequeno e médio porte na Francônia, me deparei com um cenário interessante, a esmagadora maioria utilizava decocção, quando eu perguntava o porque disso, 90% das vezes a resposta era Familientradition. Mas, quando a explicação era outra, a resposta era, a cerveja fica melhor, mais complexa.

Sempre trabalhei com as rampas de infusão, tinha vontade de fazer decocção, mas meu equipamento não permitia. Quando começamos a estudar a compra de um novo equipamento, umas das primeiras exigências era que teria que nos oferecer a possibilidade da decocção.

Já estamos utilizando esta nova brassagem há 2 meses e desde então, em algumas cervejas venho fazendo decocção, são elas: Weizen, Schwarzbier, Rauchbier, Helles, Munchen e todas as sazonais. Algumas já estão no mercado, outras ainda irão chegar.

O que eu notei foi um aumento na complexidade do malte, cor mais escura, menor oxidação do mosto na parte quente, maior rendimento de extrato, mas principalmente, uma grande alegria em poder fazer parte do seleto grupo de loucos cervejeiros que ainda usam a decocção, ajudando a manter uma cultura milenar, onde o importante é a qualidade e não a forma mais rápida e barata em se fazer cerveja. Espero que vocês também gostem do resultado.

A Francônia Brasileira é aqui!!!!!

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Mais duas medalhas para a Bamberg, na Libertadores da Cerveja.


 
No último 25 de maio ocorreu a terceira edição do South Beer Cup, competição que reúne apenas cervejas da América do Sul e a Bamberg ganhou duas medalhas.

Bamberg Camila Camila: Prata no estilo German Lager;
Bamberg Helles: Prata no estilo Other German Lager.

Obrigado a todos vocês que estão sempre juntos conosco, é a nação Bambergeriana.

Abaixo nosso currículo de prêmios:

01/05/2008: Jornal O Estado de São Paulo, caderno Paladar, a Bamberg Pilsen do Brasil; 
18/11/2009: Bamberg Rauchbier, medalha de prata no European Beer Star 2009, Alemanha, na categoria Smoked Beer. 

25/11/2009: A cervejaria Bamberg ganha o Prêmio Paladar 2009 como produto do ano: cerveja artesanal.

08/02/2010: Na revista Prazeres da Mesa a Bamberg Rauchbier foi eleita a segunda melhor cerveja disponível a venda no Brasil, entre nacionais e importadas, dentre todos os estilos.
20/05/2010: Acontecem as premiações do Australian Beer Awards: Prata para Bamberg Rauchbier e Bronze para Bamberg München e Bamberg Schwarzbier.

28/07/2010 Bamberg Rauchbier eleita a melhor cerveja do Mundo e das Américas no World Beer Awards 2010, Inglaterra.

23/10/2010 Cerveja Bamberg fatura 2 medalhas de ouro no Mondial de La Biére na França, com a Bamberg Rauchbier e Bamberg Schwarzbier;

10/02/2011 Eleita Cervejaria do Ano 2010 - Revista Prazeres da Mesa.

14/05/2011 Eleita Cervejaria do Ano 2011 na America do Sul - South Beer Cup. E conquista 4 medalhas de prata com as seguintes cervejas: Rauchbier, Schwarzbier, Munchen e Helles.
20/05/2011 Conquista de 5 medalhas de Bronze no Australian International Beer Awards 2011 com as seguintes cervejas: Rauchbier, Schwarzbier, Munchen, Alt e St. Michael.

08/09/2011 Na Copa Cervezas de América, no Chile, Bamberg conquista duas medalhas de prata coma Schwarzbier e a Munchen, medalha de ouro com a Weizen, melhor da categoria com a Weizen e o título de melhor cervejaria das Américas.

10/11/2011 Bamberg Altbier ganha medalha de ouro no European Beer Star 2011.

15/02/2012 Eleita Cervejaria do Ano 2011 - Revista Prazeres da Mesa.

25/03/2012 Medalha de Prata para a Bamberg St Michael na categoria cerveja especial, Medalha de Bronze para a Bamberg Rauchbier na categoria cerveja defumada,
Medalha Menção Honrosa para a Bamberg Helles na categoria Helles, todas no South Beer Cup 2012.

17/05/2012 Bamberg ganha 6 medalhas no Australian International Beer Awards 2012, 3 pratas com St Michael, Rauch, Pilsen e 3 bronzes com Altbier, Schwarzbier e Munchen.

24/07/2012 Bamberg ganha 8 medalhas no International Beer Charllenger, em Londres: Prata com Bamberg Altbier, Bamberg Kölsch, Bamberg Helles, Bamberg Maibaum; Bronze com Bamberg Camila Camila, Bamberg Schwarzbier, Bamberg Rauchbier, Bamberg St Michael.
07/09/2012 Bamberg ganha 3 medalhas no Copa Cervezas de América, no Chile, Ouro para Camila Camila e Prata para Bamberg Schwarzbier e Bamberg Munchen, além disso, fomos eleitos a Melhor Cervejaria das Américas.

14/11/2012: Bamberg Schwarzbier e Bamberg Rauchbier conquistam prata no European Beer Star.
20/03/2013: Ganhamos 6 medalhas no I Festival Brasileira da Cerveja, foram 3 pratas (Bamberg Munchen, Bamberg Rauchbier e Bamberg Altbier) e 3 Bronzes (Bamberg Camila Camila, Bamberg Helles e Bamberg Schwarzbier).

23/05/2013: Medalhas no Australian International Beer Awards 2013: Ouro para a Bamberg Altbier, e 3 bronzes (Bamberg Munchen, Bamberg Schwarzbier e Bamberg Rauchbier), além disso a Bamberg Altbier foi eleita a Best European Style Ale.
25/05/2013: Duas medalhas de prata no South Beer Cup 2013, nas categorias German Lager e Others Lager.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Mais 5 prêmios internacional para a Bamberg


 
Na última quinta-feira, 23 de maio de 2013, saiu o resultado do Australian International Beer Awards, uma das maiores e mais respeitadas competições de cerveja no mundo, com 1480 cervejas vindas de 35 países, e a Bamberg representou bem a cerveja brasileira.
Ganhamos 4 medalhas e ainda nossa Altbier por ter atingido uma alta pontuação foi eleita a melhor cerveja de alta fermentação de estilos de origem europeu (Best European Style Ale), um grande prêmio pra nós e pra cerveja brasileira. As medalhas:
Bamberg Altbier: Ouro no estilo Altibier;
Bamberg Schwarzbier: Bronze no estilo Schwarzbier;

Bamberg Rauchbier: Bronze no estilo Rauchbier;
Bamberg Munchen: Bronze no estilo Dunkel;

BAMBERG ALTBIER: ELEITA BEST EUROPEAN STYLE ALE.
Gostaria de agradecer a equipe da Bamberg que me ajuda no dia-dia na fábrica, além do pessoal das nossas Bamberg Express que cuidam tão bem de nossos produtos até chegarem ao consumidor.

Divido este prêmio com todos vocês que nos apoiam e acreditam no trabalho da Bamberg, é pra vocês que faço cerveja diariamente.
Abaixo todos os nossos prêmios:
01/05/2008: Jornal O Estado de São Paulo, caderno Paladar, a Bamberg Pilsen do Brasil; 

18/11/2009: Bamberg Rauchbier, medalha de prata no European Beer Star 2009, Alemanha, na categoria Smoked Beer. 

25/11/2009: A cervejaria Bamberg ganha o Prêmio Paladar 2009 como produto do ano: cerveja artesanal.

08/02/2010: Na revista Prazeres da Mesa a Bamberg Rauchbier foi eleita a segunda melhor cerveja disponível a venda no Brasil, entre nacionais e importadas, dentre todos os estilos.

20/05/2010: Acontecem as premiações do Australian Beer Awards: Prata para Bamberg Rauchbier e Bronze para Bamberg München e Bamberg Schwarzbier.

28/07/2010 Bamberg Rauchbier eleita a melhor cerveja do Mundo e das Américas no World Beer Awards 2010, Inglaterra.

23/10/2010 Cerveja Bamberg fatura 2 medalhas de ouro no Mondial de La Biére na França, com a Bamberg Rauchbier e Bamberg Schwarzbier;

10/02/2011 Eleita Cervejaria do Ano 2010 - Revista Prazeres da Mesa.

14/05/2011 Eleita Cervejaria do Ano 2011 na America do Sul - South Beer Cup. E conquista 4 medalhas de prata com as seguintes cervejas: Rauchbier, Schwarzbier, Munchen e Helles.

20/05/2011 Conquista de 5 medalhas de Bronze no Australian International Beer Awards 2011 com as seguintes cervejas: Rauchbier, Schwarzbier, Munchen, Alt e St. Michael.

08/09/2011 Na Copa Cervezas de América, no Chile, Bamberg conquista duas medalhas de prata coma Schwarzbier e a Munchen, medalha de ouro com a Weizen, melhor da categoria com a Weizen e o título de melhor cervejaria das Américas.

10/11/2011 Bamberg Altbier ganha medalha de ouro no European Beer Star 2011.

15/02/2012 Eleita Cervejaria do Ano 2011 - Revista Prazeres da Mesa.

25/03/2012 Medalha de Prata para a Bamberg St Michael na categoria cerveja especial, Medalha de Bronze para a Bamberg Rauchbier na categoria cerveja defumada,

Medalha Menção Honrosa para a Bamberg Helles na categoria Helles, todas no South Beer Cup 2012.

17/05/2012 Bamberg ganha 6 medalhas no Australian International Beer Awards 2012, 3 pratas com St Michael, Rauch, Pilsen e 3 bronzes com Altbier, Schwarzbier e Munchen.

24/07/2012 Bamberg ganha 8 medalhas no International Beer Charllenger, em Londres: Prata com Bamberg Altbier, Bamberg Kölsch, Bamberg Helles, Bamberg Maibaum; Bronze com Bamberg Camila Camila, Bamberg Schwarzbier, Bamberg Rauchbier, Bamberg St Michael.
07/09/2012 Bamberg ganha 3 medalhas no Copa Cervezas de América, no Chile, Ouro para Camila Camila e Prata para Bamberg Schwarzbier e Bamberg Munchen, além disso, fomos eleitos a Melhor Cervejaria das Américas.

14/11/2012: Bamberg Schwarzbier e Bamberg Rauchbier conquistam prata no European Beer Star.
20/03/2013: Ganhamos 6 medalhas no I Festival Brasileira da Cerveja, foram 3 pratas (Bamberg Munchen, Bamberg Rauchbier e Bamberg Altbier) e 3 Bronzes (Bamberg Camila Camila, Bamberg Helles e Bamberg Schwarzbier).

23/05/2013: Medalhas no Australian International Beer Awards 2013: Ouro para a Bamberg Altbier, e 3 bronzes (Bamberg Munchen, Bamberg Schwarzbier e Bamberg Rauchbier), além disso a Bamberg Altbier foi eleita a Best European Style Ale.
25/05/2013: Duas medalhas de prata no South Beer Cup 2013, nas categorias German Lager e Others Lager.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Reinheitsgebot, a ovelha negra da cerveja?


No dia 23 de abril de 1516, o Duque da Baviera Wilhelm IV, decretava a lei mais importante da história da cerveja, a Reinheitsgebot (Lei de Pureza da Baviera). Depois de quase 500 anos protegendo a cerveja alemã e principalmente o consumidor, ela caiu em desuso e virou moda critica-la. Mas a Lei de Pureza é realmente tão ruim para a cerveja alemã como alguns dizem? Ela engessa o cervejeiro? É um atraso? Conservadora?
Vale recapitular que antes de 1516, já havia em varias cidades na Baviera, o uso de algumas leis que regulamentavam a produção ou os ingredientes na cerveja, o que o Duque fez, foi apenas criar uma lei pra toda a Baviera, onde os principais objetivos eram: proteger a cerveja de adulterações que fizessem mal a população, padronizar um piso de qualidade à cerveja e maior facilidade no controle dos impostos que eram também calculados sobre as matérias-primas.
Lembrando que, a então potência cervejeira do séc. XVIII, a Inglaterra, sofreu e muito com adulterações de cervejas, principalmente o estilo Porter, com substâncias alucinógenas e tóxicas, fazendo com que este estilo sumisse do país e voltasse só recentemente com as microcervejarias.

Ao longo dos séculos a lei se adaptou aos avanços da tecnologia, incluiu o fermento como ingrediente, somando-se a água, malte e lúpulo, caiu alguns pontos, como restrições em épocas do ano, ela foi englobada na legislação alemã de alimentos e algumas lendas, como utilização de madeira pra maturação e dry-hop, é tudo permitido. Talvez seja a lei que mais se adaptou a humanidade.
Podemos fazer algumas especulações, será que a lei protegeu as cervejas alemã das adulterações nas cervejas, que ocorriam na Inglaterra? Será que por ser mais difícil fazer cerveja de acordo com a Lei de Pureza os alemães foram forçados a estudar mais as técnicas, daí hoje possuem as 3 melhores universidades de mestres cervejeiros do mundo? Nunca saberemos responder isso...

Até a década de 80, a Lei de Pureza era uma segurança para o consumidor, ele sabia exatamente o que tinha dentro do copo, muitas vezes era erradamente ligada a qualidade. Depois do ressurgimento das microcervejarias algumas técnicas e ingredientes que estavam esquecidos no passado voltaram a tona, principalmente nos Estados Unidos e Bélgica, virando moda e espalhando-se entre as microcervejarias e de forma positiva, contribuindo com a diversidade cervejeira. Já é cada vez mais frequente encontrar pequenas cervejarias na Alemanha fazendo cervejas com dry-hop, maturando em madeiras e até alguns estilos usando frutas ou especiarias, mais uma prova da adaptação do cervejeiro alemão, uma adaptação lenta, com cuidado, mas ocorrendo.
Muitos dos meus amigos donos de cervejarias na Baviera me questionam o que eu acho da Lei de Pureza, minha resposta é: A Alemanha deve manter esta tradição, nenhum outro país no mundo tem a cerveja tão inserida no cotidiano e na cultura local, nós não temos tradição para seguir, por isso, podemos arriscar, eles têm. Além disso, nenhum outro país tem tantos estilos de cerveja como a Alemanha. O que deve mudar é a mente dos cervejeiros e não a lei, o consumidor cansou de beber cerveja com o mesmo gosto, não necessita-se produzir 50 helles de 50 marcas diferentes e todas com a mesma cor, aroma e sabor, infelizmente esta ainda é a regra na Baviera e no mundo cervejeiro, copiar o que esta dando certo.
Ao julgar as finais das categorias Imperial IPA e Ambar Weizen no European Beer Star 2012, pude avaliar as 12 melhores cervejas dos estilos no mundo, todas com o mesmo perfil de aroma e sabor, ou seja, 12 weizen e 12 Imperial IPA muito próximas, dentro de cada estilo, isto é, independente da origem do estilo, é o cervejeiro que deve pensar em trazer inovação, novidade e não copiar o mesmo.
Portanto, viva as cervejas boas, que trazem personalidade, sejam elas de acordo com a Lei de Pureza ou não e como diz a música: "A vida vem em ondas, como um mar, num indo e vindo infinito."

segunda-feira, 25 de março de 2013

Sim!!! Nós temos um festival de cerveja de respeito

Stand da Bamberg Bombando!!!!
Na semana passada tive o prazer de participar de dois eventos, que na verdade ocorreram juntos, o I Concurso Brasileiro de Cervejas e o já tradicional Festival Brasileiro da Cerveja, ambos em Blumenau-SC.
No Concurso participei como jurado e como competidor, foi tudo muito bem organizado, com melhorias a serem feitas para o próximo ano, mas o mais importante foi que demos o primeiro passo em direção às competições cervejeiras.
A Bamberg conquistou 6 medalhas:

Bamberg Camila Camila = Bronze;
Bamberg Munchen = Prata;

Bamberg Altbier = Prata;
Bamberg Schwarzbier = Bronze;

Bamberg Helles = Bronze;
Bamberg Rauchbier = Prata;

Depois do concurso, ocorreu o Festival Brasileiro da Cerveja, que já é um evento consagrado, onde bebe-se lançamentos, cervejas diferentes, encontra-se amigos, faz-se novas amizades regada a cerveja boa.
O festival é um exemplo de organização que deve ser seguido por outros eventos cervejeiros.
Recebemos muitos amigos no stand da Bamberg, que eu gostaria de agradecer a todos que nos visitaram, ano que vem estaremos de volta.

Caio (Raimundos), Alexandre (Bamberg), Sady (Nenhum de Nós), Digão (Raimundos) e Janaina (Bamberg)
 
Lançamento da Raimundos Helles com direito a palhinha do Digão e Caio.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Bamberg no Festival Brasileiro de Cerveja


Na próxima semana começa o Festival Brasileiro da Cerveja, que ocorre anualmente em Blumenau e vem se tornando o melhor evento nacional de cerveja, conta com a participação de muitas microcervejarias, palestras, shows e comida local.

Este ano preparamos dois lançamentos para o festival, a Raimundos Helles, cerveja da banda Raimundos, onde teremos a presença do Digão e do Caio, integrantes da banda, dia 21/03 no stand da Bamberg para fazer oficialmente o lançamento da cerveja.
Outro lançamento será a nossa cerveja sazonal de março, a Bamberg Thuderstruck, nossa doppelkölsch, que será aberto o primeiro barril dela na quarta-feira logo no inicio do festival.
Além destas cervejas, iremos com mais 5 outros estilos, Sepultura Weizen, Bamberg Rauchbier, Bamberg Camila Camila, Bamberg Rauchbier e Bamberg Altbier, teremos também camisetas da Camila Camila e da CaoS, e kits.
Aguardamos a presença de vocês no stand da Bamberg pra tomarmos umas cervejas juntos.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Bamberg Thunderstruck


Como já mencionei em outro post algumas semanas atrás, produzimos uma Kölsch turbinada, acho que irei chama-la de Doppelkölsch, talvez um dia tenhamos este estilo reconhecido no mundo.
Hoje apresento para vocês o rotulo da cerveja, mais uma vez feito pelo artista oficial da Bamberg, o André Clemente, o nome dela, Bamberg Thunderstruck, uma palavra que traduzida de forma livre, significa, espanto, algo que causa surpresa, algo que causa impacto de forma positiva, ou seja, esta é a sensação que esperamos que vocês tenham com ela.
Outra novidade desta cerveja é que eu usei a técnica de Dry Hopping, uma técnica muito usada na Baviera até começo do século XX, mas que após os períodos de guerras e a grande industrias dominando o mundo cervejeiro, essa técnica foi abandonada. Dry Hopping é utilizar lúpulo durante o período de maturação da cerveja, com isso, extraímos aromas e sabores, mas não ocorre a produção de amargor.

Na Bamberg Thunderstruck fiz Dry Hopping com o Hallertauer Saphir, um lúpulo novo, mas que  já venho utilizando algum tempo em varias cervejas.
Abaixo descrevo a cerveja sensorialmente:

Visual: Cerveja de cor dourada, cristalina, com boa formação e retenção da espuma;
Aroma: Domínio do lúpulo cítrico, tangerina, herbal e até uma certa rusticidade;

Sabor: malte aparece de forma discreta, onde a grande estrela novamente são os lúpulos, seguindo o as características do aroma, cítrico, frutado, herbal, deixando um final seco e refrescante;
Sensação na boca: cerveja com corpo médio, refrescante, carbonatação média-alta, calor do álcool sutil.

Temperatura ideal de consumo: de 7 a 10°C.
Harmoniza com comidas tailandesas, aves selvagens, carne de porco, queijos maturados e gordurosos.

A Bamberg Thuderstruck estará disponível pra venda a partir de 18/03, apenas em garrafas de 600mL e será uma cerveja sazonal, lançada todo mês de março.
Importante: Teremos a Bamberg Thunderstruck em chope no Festival da Cerveja em Blumenal agora em março.

OBS.: Esta não é uma cerveja de banda de rock, houve sim a inspiração em uma música, mas não tem relação nenhuma com banda ou música.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Raimundos Helles - Eu quero ver o oco

Há alguns anos começamos a unir duas artes, a de fazer cerveja e o bom e nem tão velho assim, Rock’n Roll.
Fizemos a Camila Camila, homenagem ao grande sucesso dos gaúchos Nenhum de Nós, quase ao mesmo tempo começamos a fazer a Sepultura Weizen, cerveja de uma das maiores bandas de Metal do mundo e agora é com muita alegria que anuncio nossa parceria com o Raimundos, banda que fez a cabeça de muita gente desde os anos 90 quando começaram a tocar. O estilo escolhido foi o Helles, tradicional estilo da Baviera, uma cerveja clara, leve, porém com grande personalidade, uma lupulagem facilmente identificada, seja no final seco que ela nos proporciona, mas também no aroma floral que este a confere.

Rock’n Roll sempre foi isso, atingir o maior número de pessoas, com um som ou cerveja, que transmita um recado, seja diferente que a maioria, personalidade e atitude.
A Raimundos Helles será vendida em garrafas de 600mL e seu lançamento esta previsto no Festival Brasiliero da Cerveja que ocorre dos dias 20 a 23 de março em Blumenau. A distribuição da cerveja é da Bushido nossa grande parceira já na distribuição da Sepultura Weizen.
Esperamos que os fãs da banda e todos que curtem cerveja boa, gostem da Raimundos Helles. E em breve já teremos mais uma cerveja que homenageará uma mega banda do rock brasileiro.


segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Nosso próximo lançamento, uma Kölsch turbinada

 
Uma das nossas primeiras cervejas foi a Bamberg Altbier, tradicional estilo de Dusseldorf, logo em seguida comecei a fazer a Bamberg Kölsch, de Colônia e rival das Altbier, a rivalidade é tão grande que é impossível alguma cervejaria de Dusseldorf fazer Kölsch e vice-versa, com certeza a Bamberg é uma das poucas cervejarias no mundo que produz ambos estilos dentro da mesma cervejaria.
Em 2012 lançamos nossa cerveja sazonal a Bamberg CaoS, que é do estilo Doppelsticke, raríssimo de encontrar, é uma espécie de Altbier mais potente em álcool e lúpulo.
Em um dos vários momentos de degustação da Bamberg Caos, eis que Janaina solta a frase: Por que até hoje ninguém produziu o equivalente da Doppelsticke para o estilo Kölsch?
Na hora eu me dei conta que seria uma grande sacada, que até agora, pelo que eu pesquisei, ninguém fez esta “provocação”, pois duas cidades com tanta rivalidade, como Colônia e Dusseldorf, tantas histórias entre Altbier e Kölsch, como os cervejeiros de Côlonia deixaram passar desbercebido isso?

Foi então que comecei a pensar sobre a minha Kölsch mais potente, não saberia dizer qual nome seria adequado para o estilo, mas o foco da receita era fazer uma Ale, clara e com 8,0% de álcool, meu medo era de aparecer muito o calor do álcool, coisa que eu particularmente, vejo isso como um erro de processo.
Depois de alguns meses pensando na receita, arrisquei colocar em prática, fermento de Kölsch, só maltes claros, três lúpulos diferentes e uma grande atenuação para que a cerveja fique refrescante, se é que é possível uma cerveja com 8,0 de álcool ficar refrescante.
Neste momento a cerveja esta maturando e lançaremos em março, mais uma vez a Bamberg trás para o Brasil um estilo de cerveja inédito, e ainda, está não é a primeira vez que fazemos uma cerveja que não se enquadra em estilo nenhum, quem sabe no futuro estas cervejas serão novos estilos.
No próximo post falarei sobre o rotulo, nome da cerveja e análise sensorial.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Bamberg Kölsch, diversão para o Carnaval


Tudo pronto para ser lançada nossa primeira cerveja sazonal, a Bamberg Kölsch, para quem não conhece esta cerveja da Bamberg recomendo estes dois textos antes:
http://cervejariabamberg.blogspot.com.br/2012/01/bamberg-kolsch-parte-1.html

Mantive a mesma receita da cerveja do ano passado, o foco da Bamberg Kölsch é refrescar, sem perder a personalidade, vocês notarão a leveza característica do estilo, mas por outro lado, é nítida a lupulagem, balanceada pelo sutil frutado do fermento.

A partir do dia 5 de fevereiro ela começa a ser distribuída em garrafas de 600mL e em chope, todos nossos distribuidores receberão a cerveja, além das nossas lojas Bamberg Express.
Uma dica de harmonização para a Bamberg Kölsch: queijo pouco maturado, peixes, frutos do mar, pratos leves e Carnaval.

Portanto, aproveite o feriado se divertindo com os amigos e bebendo cerveja boa.