quinta-feira, 21 de julho de 2011

Vienna, Marzen e Oktoberfest.

Quando lemos um guia de estilos de cervejas, devemos levar em consideração que ele tenta colocar no papel o que um grupo de especialistas sentiram ao beber uma seleção de cervejas e detectaram características de um determinado estilo de cerveja. Pois é, uma árdua tarefa, é claro que as vezes a coisa sai errada, um caso que comento aqui é do agrupamento dos 3 estilos Vienna, Marzen e Oktoberfest em uma única categoria, pior ainda, referindo-se aos dois últimos como um único estilo.

Quem já se aventurou ao paraíso cervejeiro chamado Bavária sabe que isso não é o que acontece na realidade.

Apesar do estilo Vienna ter nascido de forma paralela com ao Marzen e este por sua vez ter semelhanças com a cerveja de 150 anos atrás da Oktoberfest, o mundo mudou, os estilos mudam com o tempo, com o avanço da tecnologia, com a cultura.

Atualmente temos 3 estilos distintos, a única coisa parecida que vemos é o tipo de fermentação de ambas, todas Lagers.

A Vienna que no passado foi sinônimo de qualidade e ganhou muita fama, chegou no sul dos EUA e no México com os imigrantes, acabou caindo no esquecimento e dificilmente achamos uma cerveja deste estilo fiel as origens, são cervejas marrons a âmbar, final seco e lupulagem presente mas não excessiva.

Já a Marzen, eram fabricadas no mês de março pra serem consumidas no período de verão, pois  só podia fazer cerveja nos mêses de inverno, por isso, ela era uma cerveja um pouco mais alcoólica, presença marcante de malte, lúpulo em segundo plano, cor marrom. Até hoje encontramos estas características facilmente ao beber uma Marzen, a Bamberg Rauchbier, tem como estilo base justamente a Marzen.



A  Oktoberfest, foi a cerveja feita para celebrar o casamento do Principe Ludwig e a Therese de Saxe-Hildburghausen, foi por causa deles que surgiu a grande festa que hoje conhecemos como Oktoberfest e que profissionalmente sou obrigado a visitá-la. A exatos 201 anos atrás a cerveja tinha tonalidades marrom, mas com o tempo ela foi clareando, tem a cor dourada a âmbar, uma forte base de malte e o lúpulo é detectável mas não é a estrela da festa.

Produzi pela primeira vez a Oktoberfest na semana passada, ainda ta fermentando, será vendida a partir da segunda semana de setembro, minha vontade é vender o tanque todo em chope, pra que todos possam apreciar o frescor e a complexidade deste estilo, comendo Pretzel e quem sabe cantando:

Ein Prosit, ein Prosit
Der Gemütlichkeit
Ein Prosit, ein Prosit
Der Gemütlichkeit.

5 comentários:

Bruno Rossi disse...

Muito bom esse tópico!! resolveu várias duvidas que eu tinha!

Ulisses disse...

Estou aguardando ansiosamente a novidade, seja em garrafa ou chope.
Ein Prosit! :)

Alexandre Bazzo disse...

Bruno, valeu, abraço.

Ulisses, assim que tiver a data do lançamento eu divulgo. Abraço

Reison - Cervejario Beer Store disse...

Guarda um barrica para o Cervejario Beer Store!

Alexandre Bazzo disse...

Reison, já ta reservado o seu, abraço.