sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

4 anos da Bamberg

No dia 18 de dezembro de 2005, foi colocado o primeiro saco de malte na tina de mostura da Cervejaria Bamberg, era um domingo e participaram desta data histórica Alexandre, Thiago, Matthias Reinold, Mateus e Marcio.

Primeiro saco de malte. Eu sei, eu tinha mais cabelo que hoje, é a cervejaria.

O objetivo desde o começo foi fazer cerveja de qualidade, mas confesso que naquele dia nenhum de nós sabíamos como seria aquela cerveja, ou mais, o que seria a Bamberg.

Foi uma receita de cerveja Pilsen e desde então já pude começar a aprender o que é trabalhar numa cervejaria artesanal, domingo é dia de trabalho. Uma curiosidade foi que no final da segunda batelada houve uma queda de energia, a primeira de muitas que ocorreram, ocorrem e ocorrerão, o mosto ficou por volta de 3 horas parado na tina de fervura e terminamos o cozimento na segunda-feira de madrugada.

Vieram muitas outras cervejas, Weizen, Munchen, Alt, Kolsch, Bock, Schwarz, Rauch, Tcheca, Saint Nicholas, Uno, Vintage, Weizenbock, se não esqueci de nenhuma são essas, por enquanto, se deixarem nós lançarmos mais...

A Bamberg em 2006, muito espaço pra trabalhar.

O primeiro ponto de venda de chope da Bamberg foi o Komaki em Votorantim, infelizmente não existe mais, depois vieram o Fritz e o Columbia que somos parceiros até hoje, logo nosso chope chegou em São Paulo, e entrou pela porta da frente, logo no respeitado restaurante Café Journal, daí vieram tantos outros que optaram pela qualidade e por ter um produto artesanal e “exclusivo”.

Ao longo desses quatro anos fomos aos poucos sendo reconhecidos como sinônimo de qualidade, primeiro foi o teste cego do Paladar, em maio de 2008, que como conseqüência começamos a envasar cerveja em garrafa, em 2009 tivemos duas gratas surpresas, um de nossos objetivos que era ser reconhecido mundialmente pela nossa qualidade foi alcançado com a medalha de prata do European Beer Star 2009, na categoria Smoked Beer, com a Bamberg Rauchbier, logo em seguida veio o prêmio de produto do ano, também do caderno Paladar do jornal O Estado de São Paulo.

Hoje sabemos que a função da Bamberg não é apenas fazer cerveja, mas sim transmitir à população brasileira a cultura cervejeira, fazer produtos que ainda não são comuns em nosso país, colaborar com o turismo na nossa região e desbravar um caminho cervejeiro que esta apenas começando no Brasil.

A Bamberg em 2009, ta apertado.

A Bamberg é uma cervejaria que faz o que fala, estamos sempre de portas abertas às visitas e todos vêem nossas matérias-primas e nosso processo de produção, não investimos em marketing, investimos no produto.

O que a cervejaria nos trouxe de mais importante foram nossos amigos, ao longo desses anos a maioria de nossos clientes e fornecedores se transformaram em amigos, e não tem jeito mais fácil de se fazer amizade do que tomando uma boa cerveja, eles, somado a excelente equipe que me auxilia construíram a Bamberg, obrigado a todos.
É apenas o começo.

OBS.: Vai ter festa? Não, ta uma loucura aqui, acabou chope, cerveja, tudo, minhas costas ta doendo de tanto carregar barril, ta todo mundo no limite, dezembro é assim, prometo que no ano que vem faremos uma festona pra comemorar cinco anos.

9 comentários:

Ivan Amorim disse...

Parabéns pela data Alexandre, com certeza esse é apenas mais um dos gloriosos anos que estão reservados a Bamberg.
Passei 1 ano estudando esse mercado e sua empresa e posso dizer que o ano de 2009 foi HISTÓRICO... desde a ascensão que a empresa teve até o crescimento e reconhecimento da cerveja artesanal..
Parabéns mesmo...

David - Lamas Bier disse...

"não investimos em marketing, investimos no produto"

Para mim essa frase resume tudo Alexandre!

Parabéns pelo sucesso
David
Lamas Bier

Edu Passarelli disse...

Grande Alê,

Que venham muitos outros anos, repetindo o sucesso dests primeiros!!!

Abrá

Tiago Reis (aka Dr.Diamba) disse...

PARABÉNS!!! EU AMO A CERVEJA BAMBERG!!

agora, essa festa bem q poderia ser em JANEIRO 2010!!!

q tal Hemppizzada?? harmoniza com PILSEN NATURAL!!! uhuuuu!!!

http://hemppizza.blogspot.com/

Alexandre Bazzo disse...

Ivan, David, Edu e Tiago

Obrigado pelos elogios, vocês fazem parte da Bamberg, eu sei o quanto vocês e mais um monte de amigos torcem por nós.

Que venha 2010!

Abraço

Luís Cláudio Fernandes disse...

Que esses 4 anos se multipliquem e que venha 8, 12, 16, 20, e mais... Pois os produtos cada dia estão se superando um melhor que o outro.. É a coroação por esse belo trabalho, com amor e dedicação.

Parabéns Alexandre e equipe

Alexandre Bazzo disse...

Luis

Obrigado pelos elogios, vc vem nos acompanhando desde o começo.

Abraço

Unknown disse...

Grande Ale, parabéns pelos 4 aninhos de muitos da Bamberg, que nos seus anos nos presenteou com ótimas cervejas.
Abração, e parabéns tb a você e a Janaína, pela forma como se dedicam e conduzem a Bamberg.
Botto

Alexandre Bazzo disse...

Botto

Obrigado pelos elogios. Você e a Tati foram dois grandes amigos que a cervejaria nos presenteou.

Mas, cá pra nós, pegou mau no comentário aparecer seu nome como Tatiana.

Abraço