quinta-feira, 28 de maio de 2009

Bamberg Alt bier

Embora a Alemanha seja conhecida pela suas lagers, o estilo é relativamente recente, surgido no final do século XIX com o avanço tecnológico (invento da refrigeração, descoberta da levedura, métodos de malteação etc.). A história da cerveja naquele país, porém, já tem pelo menos há 3000 anos. Dentro desse período, mas num passado não tão distante, cervejarias alemãs também de destacaram na produção de uma ale, a altbier.

A região do Rio Reno, mais especificamente, nas redondezas de Dusseldorf e Colônia, manteve-se produzindo cervejas alt. O nome significa “antigo” ou “velho” em alemão, mas refere-se ao método de produção da bebida, a alta fermentação. Este processo foi utilizado pra fabricar cervejas desde o começo da história cervejeira moderna. Claro que, hoje os ingredientes, metodologia e equipamentos evoluíram. Mas a Altbier ainda é um pouco da história viva, não nos museus, mas dentro do nosso copo.

Quem visita Dusseldorf e pede ao garçom “Ein Bier, bitte”, certamente vai tomar uma Altbier. O estilo é conhecido por misturar características de alta e baixa fermentação. Isso acontece porque a cerveja é fermentada no limite inferior da temperatura dos fermentos de alta fermentação, além de ser maturada por um longo período, como as lagers.

Hoje em dia, o estilo está bem próximo da extinção. Fabrica-se Alt na região de Dusseldorf e em algumas microcervejarias espalhadas pelo mundo. No Brasil, a Bamberg é a única a manter a tradição de produzir uma altbier. Nesta quarta-feira, fizemos o lançamento da Bamberg Altbier 2009 na Forneria Melograno. Ela foi apresentada em jantar harmonizado, elaborado pelo gastrônomo e especialista em cervejas Edu Passarelli.

Na entrada foram servidos queijos parmesão e azul. O prato principal foram paninis de mini-almôndegas com queijo gruyère. Para fechar a degustação, um gateau de chocolate com pimenta na sobremesa. Tudo acompanhado pela Alt em versão chope e não-filtrada, mantendo todas as características da levedura utilizada na produção. Em breve, a Alt deve ser lançada em versão long neck, filtrada.








Bamberg Altbier


Visual: Coloração acobreada, cristalina, boa formação de espuma.
Aroma: Frutas vermelhas, caramelo, biscoito;
Sabor: Amargor do lúpulo marcante, frutas vermelhas, pão, caramelo, frutas secas, final seco;
Sensação na boca: Corpo médio, baixa carbonatação.
Impressão geral: Uma cerveja complexa, porém fácil de beber, a lupulagem pede o próximo gole.

A cerveja é sazonal, ou seja, quando acabar, só em 2010. A temperatura ideal para que ela seja servida varia entre 6º C a 8ºC.
A Alt harmoniza com pratos gordurosos, bem temperados, como carnes vermelhas, porco etc.

Ficou com água na boca? Quer encomendar já sua Altbier? É só escrever para : contato@cervejariabamberg.com.br. A caixa com 12 garrafas deve custar R$ 60,00.

terça-feira, 19 de maio de 2009

A Melhor Cerveja do Mundo

Existem vários tipos de avaliações de cervejas, normalmente, relacionadas ao seu propósito (competição, inclusão ou não do produto em um determinado estabelecimento, recreativa, etc.) ou como tecnicamente ela acontece (às cegas, dentro de um estilo, em um bar, em um ambiente controlado, etc.).
Ela pode ser feita por pessoas altamente treinadas em grandes cervejarias a procura de algum defeito ou qualidade, como também, por um bier sommelier que deve avaliar as características da cerveja para poder harmonizá-la com alguns pratos ou para ver se ele a incluirá ou não em seu menu.
No Brasil, existem poucas pessoas habilitadas a avaliar tecnicamente a cerveja, temos apenas duas bier sommelier, alguns mestres cervejeiros e algumas pessoas (jornalistas, gastrônomos, chefs, donos de restaurantes, etc.) que devido a sua atividade profissional tiveram que estudar e saber avaliar cervejas.
Quando estamos comparando varias cervejas devemos tomar alguns cuidados:
- O mais importante de todos é que todas estejam dentro do mesmo estilo e do mesmo subestilo, por exemplo, o estilo Stout tem seis subestilos: Dry Stout, Sweet Stout, Oatmeal Stout, Foreign Extra Stout, American Stout, Russian Imperial Stout. Sendo que cada um deles tem suas próprias características e devem ser analisados de forma independentes.
- Estudar as características de cada estilo a ser analisado e saber com antecedência o que é bom ou ruim para aquele estilo, por exemplo, em uma weizen alemã são bem vindos aromas de ésteres e fenóis, mas em uma pilsen isto seria defeito;
- Ser objetivo, os aromas e sabores da cerveja estão na figura 1, em cerveja não existe aroma de casca de arvore úmida dos bosques da Francônia, muito menos sabor de giz, devemos utilizar uma linguagem que todos consigam reconhecer, sem show;
- Vamos procurar as qualidades do produto, deixemos de ser ranzinzas, se por ventura tiver algum defeito cite-o, mas lembre em respeitar a cervejaria que fez aquele produto.
- Avaliar cerveja é simples para quem é treinado, do mesmo modo que uma maratona é fácil para um maratonista treinado.

Ao avaliar a cerveja devemos obedecer uma seqüência:

Aparência: cor, espuma, cristalinidade, etc.
Aroma: Maltes, lúpulos, frutas, especiarias, etc.
Sabor: Malte, amargor, ação do fermento, etc.
Sensação na boca: corpo, carbonatação, etc.
Impressão geral: uma avaliação de todas as características anteriores relacionada ao estilo analisado.

Devemos observar, se possível, a data de validade do produto, como foi o seu armazenamento, o modo de servir, a limpeza dos copos e outras fontes externas que venham a atrapalhar a degustação.

Sempre que possível temos que repetir a degustação de uma determinada cerveja, pois nosso paladar, o processo de fabricação, a cerveja estão sempre mudando, para melhor ou pior.

É importante termos em mente que cerveja é muito mais do que o líquido que estamos bebendo, cada estilo envolve uma longa tradição e cultura envolvida, além do que devemos levar em conta todo o trabalho desenvolvido pela cervejaria.

Vamos aproveitar as ótimas opções de cervejas artesanais nacionais que estamos encontrando no mercado e degusta-las. Pois como não existe a melhor pizza, o melhor cantor, a melhor pessoa, também não existe a melhor cerveja do mundo.


Fig 1: Aromas e sabores da cerveja