domingo, 10 de janeiro de 2010

Georg Lechner Biermuseum

Eu, meu pai e Janaina trabalhando duro.
Não tenho dúvida que a cerveja é um meio que facilita conhecer novas pessoas e fazer amizade, isto é, podemos falar que a cerveja é uma enzima que agiliza a amizade.

Num dia desses recebi um email de uma pessoa da Alemanha pedindo rótulos, nós recebemos muitos emails destes todos os dias de todos os cantos do mundo, mas o que me chamou a atenção foi que ele era da cidade de Bamberg, mestre cervejeiro e dono de um museu de cerveja, o nome dele era Georg Lechner.

Georg Lechner nasceu em Bamberg, seu pai teve uma cervejaria e maltaria próximo de lá, atualmente ele trabalha na cervejaria Pott’s, localizada na pequena cidade de Oelde, próximo de Dortmund, lá ele cuida do museu da cerveja que esta dentro da cervejaria, no Georg Lechner Biermuseum, além de equipamentos, garrafas, canecas, encontramos uma coleção de rótulos antigos, onde até então era apenas de cervejarias da Alemanha, hoje a única cervejaria de fora é a Bamberg, o que para nós é uma honra. Além do museu Georg escreveu vários livros relacionados a rótulos antigos e cuida da recepção de turistas na Pott’s.

A única cervejaria fora da Alemanha presente na coleção.
Estava prestes a ir para Alemanha e disse isto a ele, foi então que ele me convidou a visitar seu museu e dormir dentro de seu barril-cama, onde apenas convidados especiais tem esta honra, naquele sábado ainda teria a sorte de participar de uma festa que teria dentro da cervejaria.

Foi então que num sábado eu, meu pai e Janaina chegamos à pequena Oelde, típica cidade do interior da Europa, ou seja, nada mudou nos últimos 500 anos pelo menos, a não ser a moderna fábrica da Pott’s, logo na entrada da cidade com um excelente restaurante, onde eles fabricam seus pães e embutidos. Fomos muito bem recebidos pelo Georg que mostrou ao meu pai o hotel onde ele dormiria e depois fomos para o museu onde ficamos degustando cervejas até começar a festa, que foi movida a muito Rock’n Roll e cerveja, claro. No final da noite aconteceu o momento mais esperado, eu e Janaina dormindo na cama-barril, não vem ao caso se era confortável ou não, foi uma experiência única, dormindo num barril dentro de um museu em uma cervejaria. Fui descobrir depois que muitos mestres cervejeiros esperavam sua vez de ser convidado para passar a noite lá.

Depois de beber o dia todo dormi como um anjo.

A festa na Pott's.

Georg é mais um soldado no mundo divulgando a cultura cervejeira e fazendo com que mais pessoas aprendam que dentro de uma garrafa não temos apenas um líquido, mas uma grande tradição e muita cultura.

Nosso amigo Georg.

http://www.georg-lechner-biermuseum.de/

Nenhum comentário: