segunda-feira, 26 de julho de 2010

Aos vencedores, os prêmios!

Depois de uma tarde de sábado julgando as cervejas, chegamos ao resultado final. A cerveja ganhadora teve larga vantagem de pontos sobre a segunda colocada, porém ambas sobressaíram muito sobre as demais colocadas, acredito que a primeira levou melhor pois estava mais inserida dentro do estilo ESB e principalmente não tinha defeitos de fabricação, a segunda colocada agradou quase todos os jurados, mas também nos deixou em dúvida quanto a sua lupulagem excessivamente marcante no aroma, lembrando lúpulos americanos, vale dizer que a cerveja estava uma delícia.

Com os troféus: Paulo, Guilherme e Alex.

1º: Guilherme Alberici de Santi, cerveja DeSanti, Campinas, 128 pontos;

2º: Paulo Cristiano Ferro, cerveja Scandinava ESB, Mogi Mirim, 113,5 pontos;

3º: Alex Wirz Vieira, cerveja ESBoldo, São Paulo, 100 pontos.

4º: Daniel Guandalini, Campinas;

5º: Marcos Arnus, São Paulo;

6º: Guilherme Baldin, São Paulo;

7º: Flavio Annicchino, Indaiatuba;

8º: Philip Zanello, Araraquara.

De todas as cervejas analisadas percebemos apenas duas fora do estilo, uma esta muito escura e outra com características de cerveja belga, isto é muito legal, pois nosso objetivo foi alcançado, fazer com que os competidores estudassem sobre o estilo ESB, este que ainda é pouco difundido.

Durante a festa no domingo fizemos uma homenagem a três cervejeiros caseiros que começaram a difundir, através de palestras, cursos, eventos, blogs e cervejas, a prática de fazer cerveja em casa, foi através deles que tive o prímeiro contato com o mundo da cerveja caseira. Os ganhadores do prêmio Wilhelm IV 2010 foram meu amigos:

Leonardo Botto;
Mauro Nogueira;
Ricardo Rosa.

Obrigado pelos seus serviços prestados a cultura cervejeira do Brasil.
Botto, Maurinho, Ricardo.(Foto: Mauricio Beltrameli).
Quanto a festa de ontem só tenho a agradecer a Acerva Paulista, O2 e Bamberg que organizaram o evento, a todos que enviaram cervejas pro festival e pra competição, aos que compraram convites, aos patrocinadores, LS Etiquetas, A Turma (Afonsão), Bierboxx, Tarantino; aos apoiadores Brejas, Prefeitura de Votorantim, Colorado e Falke, a toda a imprensa que trabalhou no final de semana, ao Marcos que com sua equipe preparou a melhor costela fogo de chão, aos jurados que deixaram compromissos para vir nos ajudar, acho que não esqueci de ninguém.

Deu tudo certo, comida excelente, mais de 1000 litros de cervejas caseiras e artesanais, música boa, uma reunião de amigos onde todo mundo se divertiu, foram 250 pessoas, vindas de várias cidades dos estados de São Paulo, Rio, Santa Catarina, Belo Horizonte e Bahia, nenhuma confusão, ninguém passou do limite, isto é difundir a cultura cervejeira. 

Não tenho dúvida, estamos construindo uma nova história para a cerveja brasileira. Ano que vem tem mais.


Chopeiras, churrasco e vista de fora do evento.
Jurados, organização e amigos.

3 comentários:

Marcus Alves disse...

Parabéns pela grande festa. Estou acompanhando pelas noticias e imagino o tamanho e grandeza do evento!

Grande abraço.
Marcus.

blasinho1000 disse...

Parabéns aos organizadores pela iniciativa espero participar de outros concursos organizados pela Acerva Paulista . Gostaria de perguntar se receberemos as avaliações da cerveja que enviamos . Um abraço a todos
Blas

Alexandre Bazzo disse...

Marcus, Blas

Obrigado pelos elogios, sim vcs receberão as fichas de avaliação em breve.

Abraço