quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Oktoberfest Munich 2010.

A Oktoberfest mais famosa e que deu origem a esta festividade é a da cidade de Munich, na Alemanha, mas apesar do nome, que significa festa de outubro, ela acontece nas duas últimas semanas de setembro até o primeiro final de semana de outubro.

A festa surgiu pra comemorar o casamento do príncipe da Bavária Ludwig com a princesa Therese em 1810 e o período original era de 12 à 17 de outubro, mas convenhamos que para o lugar em que se mais bebe cerveja no mundo 5 dias era muito pouco, logo então a festa aumentou, antecipando-se e chegou nos dias do mês de setembro, daí anos mais tarde, a parte que ocupava os dias de outubro ficou mais curta no calendário festivo, ficando apenas as 2 últimas semanas de setembro e a primeira de outubro, isso por causa do tempo, pois em setembro o tempo esta mais quente e os visitantes aproveitavam melhor, quanto mais pro final do ano mais frio fica.

A comemoração do casamento do príncipe com a princesa dura até hoje e é um sucesso, os participantes podem beber cervejas em canecas de um litro, que na Alemanha é conhecida por Mass, mas apenas cervejarias que pertencem a cidade de Munich podem participar da festa, elas se apresentam em gigantescos pavilhões, servindo algumas delas cerveja feita especialmente para o evento. Mas claro que o que mais vende é a cerveja de Munich, a Helles. Já os visitantes vêem do mundo todo e se você não chegar cedo com certeza, não entrara na festa.

O primeiro barril de chope é aberto todo ano pelo prefeito de Munich e reza a lenda, se ele não demonstrar destreza em fazer o serviço, ele não permanecerá muito tempo no poder, pois se o prefeito não leva jeito pra cuidar da cerveja da população, quem dera dos problemas dela enfrentado no cotidiano da cidade. Coincidência ou não, em 1959, os quatro candidatos foram competir pra ver quem abria melhor o barril, e o ganhador desta competição também foi o vitorioso nas urnas, podemos dizer que foi de certa forma as primarias, no estilo bávaro de ser.

Acima vemos um típico cidadão de Munich.

A Oktoberfest em Munich é fantástica, muito organizada, metrô nos deixa dentro da festa, público muito amigável, uma festa pra se divertir, fará parte do meu calendário anual de eventos daqui por diante.



Um comentário:

Edu Passarelli disse...

Munich é bela não só pelas construções, paisagens e cerveja. Cidadãos como o da foto acima contribuem, e muito, para tal!

Foi um momento memorável! Entrou para os programas obrigatórios!

Abraço