terça-feira, 2 de novembro de 2010

Meu amigo Oliver Honsel, seu curso e sua visita.

Oliver, Marco Falcone, Eu e Alexander.

É bom quando percebemos que além de fornecedor algumas empresas também são parceiras, este é o caso das maltarias Agrária, de Entre Rios - PR e Weyermann, de Bamberg.

A Weyermann além de ser líder do mercado mundial de maltes especiais, fomenta a cultura cervejeira no mundo todo, a brasileira Agrária vem seguindo a mesma linha em solo nacional, por isso ambas são parceiras. Prova disto foi o I Curso de Cervejas Especiais, realizado por eles em Entre Rios.

Quem veio ministrar o curso foi meu amigo e um dos maiores mestre cervejeiro do mundo Oliver Honsel, ele é responsável pela cervejaria na Weyermann, sua função é fazer o que ele tem vontade de fazer, com isso ele faz os clássicos da escola alemã, belga, inglesa e tcheca, mas além disso, as tendências americana, envelhecimento em barril de carvalho, cerveja com diferentes ingredientes, como açafrão, mangerona, frutas, etc. Sem contar as várias receitas e pesquisas que ele já desenvolveu para as grandes cervejarias do mundo, por esta flexibilidade e pela humildade do Oliver, toda vez que conversamos sobre cerveja, acaba sendo uma aula.

O curso reuniu pequenas e médias cervejarias brasileiras, no primeiro dia tivemos aula teórica e no segundo a prática, que foi realizada na cervejaria Donau que fica dentro da colônia de Entre Rios. Claro que tudo isto com muita cerveja e comida típica alemã.

Esta atitude da Weyermann e da Agrária nos mostra que além de vender seus maltes eles estão preocupados com o futuro de nosso mercado, querem fazer com que nós não façamos apenas cerveja, mas sim, produtos de alta qualidade e seguindo a tradição do estilo da cerveja a ser produzida.

Nós da Bamberg ainda tivemos a honra de receber a visita do Oliver e do Alexander (Agrária) aqui na cervejaria, onde ambos tomaram todas as nossas cervejas, o Oliver pode dar sua opinião não só no produto final, mas também nos equipamentos e método de produção, depois rumamos pra Laranjal Paulista, onde meus pais moram, e tivemos um sábado com arroz carreteiro, virado de feijão, couve refogada e osso buco, tudo isto no fogão á lenha e preparado pela minha mãe, já na churrasqueira Augustão ensinou Oliver a fazer picanha, a caipirinha ficou por conta de Lucão, vocês podem estar perguntando o que eu fiz, levei o chope, Pilsen, Helles e Rauch, acho que o Oliver pode ver, comer, beber e sentir um pouco do interior de São Paulo.

Obrigado a Agrária e a Weyermann por apoiar as pequenas cervejarias, nos ajudando não só com matérias-primas de qualidade, mas também com conhecimento técnico.

Obs.: Um dos souvenir que o Oliver levou pra Bamberg foi uma picanha, dentro da mala.

Um comentário:

COUPLE'S BIER disse...

Que interessante Alexandre, fico orgulhoso também em saber que pessoas ilustres como eles, já estiverem em "nosso berço" interior paulista, especificamente "Laranjal Paulista"