quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Bamberg Kölsch - parte 2.

Foto: Ivan Grambek.

A Bamberg Kölsch é uma cerveja sazonal do período do Carnaval, como expliquei no último post, trata-se de uma cerveja refrescante para ser bebida no verão, além disso, é uma homenagem a cidade de Colônia (Köln), origem deste estilo e um dos maiores Carnavais do mundo.
A palavra Kölsch significa algo que vem, ou foi feito em Colônia, que em alemão é Köln. Algumas pessoas referem-se a este estilo de cerveja como hibrido, uma mistura de Ale e Lager, mas eu prefiro dizer que a Kölsch é uma Ale, com algumas características de Lager, por exemplo, longo tempo de maturação, não gosto da designação de cerveja hibrida.
Ao contrário da Bavária, onde as cervejas são servidas em canecas de 500 mL ou 1 Litro, em Colônia a cerveja é servida em copos cilíndricos de 200 mL.
 
 
 
A arte do rotulo mais uma vez ficou a cargo do André Clemente que usou como inspiração a bandeira da cidade de Colônia.
 
 
 
Abaixo descrevo sensorialmente a cerveja:
Visual: Coloração amarela, boa formação de espuma, boa consistência, cristalina por ser uma cerveja filtrada;
Aroma: Leve frutado, uva, misturando-se ao condimentado, citrico do lúpulo e o malte aparecendo sutilmente na forma de cereal, caramelo;
Sabor: No começo pode-se sentir uma leve doçura do malte e o frutado da fermentação, porém logo a refrescância do lúpulo aparece, não apenas conferindo amargor, mas também sabor condimentado, cítrico, herbal;
Sensação na boca: corpo leve, carbonatação média-alta, final seco.
A Bamberg Kölsch tem 4,8% de álcool, deve ser servida em copo cilíndrico de 200 mL na temperatura de 4°C a 6°C.
Teremos esta cerveja disponível em barril ou garrafas de 600mL.