quarta-feira, 29 de julho de 2009

Cerveja McDuff, caseiros de Sorocaba.

Através deste blog acabei descobrindo o pessoal da Cerveja McDuff, cervejeiros caseiros daqui de Sorocaba. Foi uma surpresa descobrir que tínhamos cervejeiros caseiros aqui na nossa cidade.
Neste último sábado tive a honra de degustar uma de suas levas, era uma cerveja Stout. Em minha opinião este estilo de cerveja é um pouco complicado, pois existem vários subestilos, segundo o BJCP:

13A. Dry Stout
13B. Sweet Stout.
13C. Oatmeal Stout
13D. Foreign Extra Stout
13E. American Stout
13F. Russian Imperial Stout

Quando fazemos a receita devemos levá-los em consideração e assim enquadrarmos nas características do subestilo desejado.

Na parte boa da visita deles, a degustação, claro, estavam presentes o Rodrigo, João Felipe, Marcus e Érika, todos da McDuff. Não vem ao caso uma análise técnica da cerveja deles, pois fizemos isto na hora da degustação, o que é mais importante é este movimento de cervejeiros caseiros que vem ocorrendo em várias cidades brasileiras, aqui em Sorocaba eles foram os primeiros a produzir de forma organizada, fazem parte da Acerva Paulista, onde podem trocar informações com outros caseiros e estão se aperfeiçoando a cada batelada. Fazer cerveja em casa é muito difícil e alguns off-flavors sempre estarão presentes em maior ou menor concentração, mas não tem coisa melhor do que beber a própria cerveja que produzimos.

Quem sabe este ano teremos um vencedor sorocabano no Concurso Nacional de Cervejas Caseiras, que acontecerá no Rio em outubro, pelo que eu pude degustar eles tem boa chance.

Para quem quiser mais informações sobre o assunto:

Blog do Botto
Blog da Cervejarte
Blog da Acerva Carioca

4 comentários:

Marcus Alves disse...

Grande Alexandre..!

O prazer foi todo nosso em passar uma parte do dia falando em cervejas e tomando as ditas..!
Estamos tentando melhorar nossa cerveja a cada dia que passa, e com certeza, sempre que você quiser, estaremos por aí para abrir algumas..!

Grande abraço.

Unknown disse...

Sou de Sorocaba também, estudando em Londrina... Muito legal saber dessa "atração" da cidade! Muito bom o blog! É excelente ter um meio de aproximação desses com a Bamberg!

Alexandre Bazzo disse...

Alvaro

Muito obrigado pelos elogios, espero que com o tempo apareçam mais cervejeiros caseiros aqui na nossa região.

Abraço

Unknown disse...

Só preciso achar o telefone!! To querendo barril de choppe de 50 litros. Tem como?