terça-feira, 29 de setembro de 2009

Reinheitsgebot

A Reinheitsgebot, ou simplesmente Lei de Pureza da Baviera, foi criada em 23 de abril de 1516 na cidade de Ingolstadt, pelo Duque Guilherme IV da Bavária.

O texto inicial dizia que a cerveja só poderia ser feita com água, cevada e lúpulo, na época não se conhecia a existência do fermento, apenas no séc. XIX foi que Louis Pasteur conseguiu observar microorganismos e então adicionou-se a lei a levedura.

Além dos ingredientes ela sugere o preço a ser vendida 1a 2 Pfennif (antiga moeda Alemã) por Mass (equivalente a um litro). É a lei de proteção ao consumidor mais antiga do mundo ainda em vigor.

Vale lembrar que antes da lei entrar em vigor a Bavária não tinha tradição em produzir boas cervejas, quem dominava a técnica era a região de Einbeck, no norte, porém, a lei forçou os Bávaros a trabalharem apenas com quatro ingredientes e com isso eles foram aprimorando a técnica e criando universidades e centros de pesquisas voltados para a cerveja, chegando até os dias atuais no povo que mais domina a técnica cervejeira no mundo.

Há quem diga que ela impede a criatividade, outros acham que ajuda, pois fazer tantas variedades de cervejas com apenas quatro ingredientes o cervejeiro tem que ser criativo, fala-se também na incoerência dela, por exemplo, pode-se utilizar PVPP, mas não é permitido utilizar ácidos pra regular o pH do mosto, por outro lado, eles alegam que tudo o que for colocado no processo de fabricação deve-se sair do produto antes de chegar ao consumidor.

Particularmente eu acho a Lei de Pureza excelente, sigo-a na integra aqui na Bamberg, acho que quem faz cerveja alemã e pilsen se seguir esta começando bem, mas para as belgas e inglesas não é necessário e algumas vezes pode até prejudicar o estilo.

É bom que fique claro que os ingredientes são apenas o inicio do processo, portanto, quem diz que a segue não necessariamente terá um produto final de excelente qualidade.

Acho que todo mundo concorda que no mínimo, ela evita os exageros no uso de adjuntos e produtos químicos, não vemos na Alemanha o fermentado de high maltose pronto em sete dias como vemos em outras partes do mundo.

Esse é o cara.

Nenhum comentário: