domingo, 4 de outubro de 2009

Rauch quem????

Depois do último post, surgiu a dúvida, o que esta tal de Rauchbier?


No passado, tudo indica que quase a totalidade das cervejas eram marrons e com notas de defumado, algumas mais outras menos, isto devido ao processo de secagem do malte, que era com temperaturas relativamente altas e calor direto.

Porém, estas características não eram bem-vindas, e com o avanço da indústria, consegui-se secar maltes em temperaturas menores e com o calor indireto, daí chegamos aos maltes claros e sem a característica de defumado como temos hoje.





Com isso as cervejas claras dominaram o mundo, mas na região da Francônia algumas cervejarias continuaram a tradição e produzem cervejas defumadas ou como eles chamam Rauchbier, até hoje.

Elas são defumadas porque o malte passa pelo processo de defumagem igual a outros alimentos, ou seja, pela exposição à fumaça vinda de madeiras.

No caso dos maltes da região de Bamberg, utilizam-se madeiras das florestas próximas à cidade, a árvore é a Fagus sylvatica.

A percepção do defumado na cerveja varia de muito sutil a muito forte, com uma porcentagem de 20% a 100% de utilização do malte na fabricação da cerveja, o curioso é que a população da Francônia prefere mais a sutileza do defumado do que as cervejas mais carregadas, por outro lado, os turistas preferem as super defumadas, na cidade de Bamberg temos dois exemplos claros disso, a sutileza fica com a Spezial, já a força fica com a Schlenkerla a preferida dos turistas.

A percepção do defumado vai diminuindo de acordo com os goles, quanto mais bebemos, mais nos acostumamos com o sabor defumado e menos percebemos, por isso, se você se assustar com o primeiro gole, tente o próximo.

Normalmente possuem coloração marrom e corpo médio, o lúpulo é perceptível mas não muito forte.

Uma cerveja típica da Francônia, quando falamos em Rauchbier lembramos da cidade de Bamberg, porém, é uma cerveja que harmoniza perfeitamente com pratos típicos brasileiros, como, feijoada, churrasco, tutu a mineira, feijão tropeiro, carne seca, além dos pratos tradicionais alemão.

A temperatura ideal de bebê-la é de 6ºC a 10ºC.

Um comentário:

Lala Lioncio disse...

Alexandre, gostaria que entrasse em contato comigo, por favor. É fabiola@deliverymidia.com.br
Aguardo seu retorno !

Atenciosamente,
Equipe Deliverymidia