domingo, 4 de outubro de 2009

IV Concurso Nacional de Cerveja Caseira das Acervas

Começando os trabalhos.
Neste final de semana aconteceu o IV Concurso Nacional de Cerveja Caseira das Acervas, esta edição ocorreu no Rio de Janeiro, foram quatro categorias, Bock, Witbier, American Brown Ale e estilo livre, no sábado dia 10 foi a fase eliminatória, que eu participei julgando as Bock, já no domingo dia 11 foi a final e julguei as American Brown Ale.

Foi o primeiro concurso realizado pelas Acervas em que houve o julgamento dividido em dois dias, eu considerei isto como o maior avanço do concurso, com isso nós jurados conseguimos nos manter concentrado e avaliar melhor todas as cervejas, além disso, o ambiente estava adequado, sem interferências de outros aromas, como, churrasco, cigarro, etc., e foram formados grupos menores nas mesas, o que favoreceu a avaliação.

O ponto que me preocupou foi a grande quantidade de cervejas fora do estilo, sendo que o caso mais grave foi na final da American Brown Ale, em minha opinião nenhuma finalista representava o estilo, talvez isto aconteceu pois não temos referencia desta cerveja no mercado nacional, além disso, parece que esta em falta lúpulo americano. Mas a lição que tiro disto é que o BJCP não é suficiente para fazer cerveja, precisa-se colocar alma no produto, mostrar aspectos culturais do estilo, cerveja é muito mais do que número e cálculos, temos que entender a história do estilo e o que temos hoje dele no mercado em que ele nasceu.

No geral temos que parabenizar as Acervas e neste ano, principalmente os cariocas, pois é nítido para nós o quanto eles trabalham para realizar este evento, o concurso evoluiu muito. Sempre que convidado podem contar comigo no júri.

2 comentários:

Johnny McDuff disse...

Pena que a nossa American Brown Ale não foi inscrita nesse concurso. Acho que teríamos chance com ela. Mas parabéns pras acervas pelas mostras de organização e crescimento. Tenho orgulho de ser cervejeiro artesanal, Sorocabano e sócio da acerva Paulista!!

Grande Abraço

João Felipe
Cerveja McDuff

Alexandre Bamberg disse...

João

Foi uma pena mesmo, seria legal ver a cerveja de nossa cidade lá, tomei sua cerveja e tinha muita chance mesmo.

Abraço