segunda-feira, 15 de março de 2010

Metzger Reichert.

Passear no interior da Francônia nos apresenta varias surpresas, sejam elas as quase 300 cervejarias ou as belas paisagens que padece um retorno ao passado. Porém, nada me surpreendeu tanto como a cervejaria e fábrica de defumados e embutidos Metzger Reichert, isso mesmo a cerveja e os embutidos são feitos no mesmo equipamento, tudo isso comandado pelo proprietário, cervejeiro e fabricante de embutidos Manfred Reichert, uma figura, como todo cervejeiro artesanal empolgadíssimo e mostrando todo seu processo muito artesanal, seja da cerveja como dos embutidos.


Á fábrica fica no seu quintal e na frente o comércio dos seus produtos, trabalha junto com sua esposa, são apenas os dois no processo de fabricação e venda, localizado na minúscula vila de Uetzing, à 35 km de Bamberg.


No dia da minha visita ele estava higienizando os equipamentos que no dia anterior tinha sido usado para as carnes e no próximo dia seria feito cerveja, ele também estava defumando as carnes, o cheiro é fantástico, toma conta do ambiente, os embutidos são uma delícia, muito defumado, mas ao mesmo tempo suave, sem o excesso de sal, não utiliza os famigerados nitrito e nitrato comum por nossas bandas; a cerveja também é boa, ele faz apenas uma lager dourada, encorpada, com uns 25 IBU.

O interessante é que às vezes não conseguimos definir o que é produzir cerveja artesanalmente e este é um bom exemplo, não devido aos equipamentos, mas a atitude da cervejaria, dos proprietários e funcionários, com muita dedicação, carinho e amor no que faz, assim o departamento de marketing não é necessário na empresa.

8 comentários:

David - Lamas Bier disse...

Que incrivel! Imagina se isso será possivel algum dia no Brasil.

Que história bacana...que viagem :)
[]´s
David

Alexandre Bazzo disse...

David

Acho que vcs ja fazem "loucuras" como esta, experimentos, uso de outras matérias-primas, com cervejas, já com os defumados, dai sim, estamos longe deles.

Abraço.

Christiano Galvani disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Christiano Galvani disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Botto disse...

Caramba, que inacreditável, Alexandre. Vou experimentar isso aqui também, hehehe.
Abração,
Botto

Alexandre Bazzo disse...

Botto

Cerveja boa vc já faz, só falta agora começar a fazer os embutidos defumados.

Abraço

Alex Mecenas disse...

Não sei se deu mais vontade de experimentar os defumados ou as cervejas. Talvez o melhor seja uma Rauchbier..auahau.

Alexandre Bazzo disse...

Alex

é impressionante como o defumado deles tem o gosto parecido com o do malte defumado, são feitos com a mesma madeira.

Abraço