domingo, 5 de dezembro de 2010

Sommelier de Cerveja


Nestas duas últimas semanas tive a honra de participar da primeira turma do Curso de Sommelier de Cervejas realizado pela Cilene Saorin, com parceira do Senac e da Doemens, bom, com estas pessoas por trás de toda a realização não poderia ser diferente o resultado, foi excelente.

Uma seleção brasileira de amantes da cerveja compôs o time de alunos, este curso pode ser um marco na cultura cervejeira do Brasil, teremos a partir desta data profissionais preparados para trabalhar em prol da boa cerveja, além disso, desta turma sairão alguns professores que multiplicarão a informação.

Ao longo de 2 semanas degustamos quase 100 cervejas, lúpulos, maltes, água, fermento e também fizemos harmonizações com queijos, embutidos, chocolates e petiscos, além de abordarmos temas como ética, serviço de cerveja, carta de cerveja e muito mais.

O melhor de tudo foi conviver 15 dias com amigos que muitas vezes nos encontramos raramente, foram excelentes Happy Hour e discussões filosóficas sobre cerveja intermináveis.

Parabéns a Cilene pela coragem de encarar este desafio, que, diga-se de passagem, deu muito certo, esperamos as próximas turmas.

Obs.: As fotos foram cedidas pelo meu amigo Maurício Beltramelli (Brejas).

Aula prática na Bamberg

6 comentários:

Marcelo Ricardo Monich disse...

Parabéns Alexandre.
Sua participação é na verdade a demonstração da sua humildade e inteligência em querer aprender sempre.
Quem ganha com isso somos nós pois, com certeza, teremos cervejas Bamberg cada vez melhores.
Um abraço.
Monich

Alexandre Bazzo disse...

Monich,

A cisa mais legal em fazer cerveja é que sempre tem muito o que aprender e foi isso que aconteceu neste curso, todos nós aprendemos bastante.

Abraço.

Bruno Garcia disse...

Prezados,

Acabamos de lançar o site http://www.puromalte.com.br e queremos cadastrá-lo para envio de material promocional. Gostaria de ver também a possibilidade de anunciarmos no seu blog.

Atenciosamente,

Bruno Garcia
brunogarcia@puromalte.com.br

Marco Aurélio Piacentini disse...

Alexandre,

Meus aprabéns pelo curso. É pena que, morando tão longe (Mato Grosso), fique inviável para mim participar destes eventos, mas, na condição de um dos poucos homebrewers de Mato Grosso, envio meus parabéns pela excelente cerveja que fabricas (sim, já provei), pelos seus constantes investimentos em novidades, pelo incentivo aos homebrewers e pela busca constante pelo conhecimento. A humildade faz o pioneiro!
Pão e cerveja!!!
Marco Aurélio Piacentini
m_piacentini@uol.com.br
http://kessbier.blogspot.com

Alexandre Bazzo disse...

Bruno,

Agradeço o interesse mas não vendemos anuncio no Blog.

Abraço

Alexandre Bazzo disse...

Marco Aurélio

Muito obrigado pelos elogios, nao tenho dúvida que em breve voces aí do MT também terão ótimas opções de cervejas especiais, pois é um mercado que vem crescendo muito e não seria diferente aí tb.
Quando estiver por sp será um prazer recebe-lo aqui na Bamberg.

Abraço