terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O Paraiso da cerveja.



Se existe um paraíso da cerveja no mundo este lugar chama-se Francônia, localizada no norte do estado da Bavária, onde a maior cidade é Nuremberg, mas podemos dizer que a capital cervejeira da região é Bamberg.

Números impressionam, Bamberg tem 70 mil habitantes, 10 cervejarias, 2 maltarias e 1 fábrica de equipamentos pra cervejaria, quer mais, em um raio de 30km de Bamberg encontramos 200 cervejarias, onde cada cervejaria tem no mínimo 4 estilos de cerveja diferente.

Sendo eles: Pilsen, Helles, Weizen, Dunkel, Schwarzbier, Rauchbier, Bock, Weizenbock, Kellerbier, Roggenbier, Ungespundet, Marzen, só pra citar o que eu lembrei agora de cabeça.

Talvez isto explique o porquê o consumo é alto, variedade somada com qualidade, temos uma ingestão de 250 litros por pessoa ao ano, só como base no Brasil consumimos em torno de 60 litros por pessoa ao ano e o maior consumidor de cerveja do mundo chega na casa dos 150 litros por pessoa ao ano.

Como aproveitar tudo isso? Fácil, a maioria das cervejarias podem ser visitadas de bicicleta, ta bom, você não é adepto do cicloturismo, então ônibus ou trem, algumas das cervejarias tem o próprio restaurante e o hotel, caso você não consiga voltar pra casa.

Não espere lugares turísticos, preparado para o show, na Francônia você depara com a tradição e o estado da arte em fazer cerveja, como a técnica aliada a criatividade fez com que estes cervejeiro criassem tantos estilos de cervejas com apenas quatro ingredientes, água, malte, lúpulo e fermento, em alguns pubs a cerveja é servida direto do barril de madeira.

A cerveja nesta região do mundo esta ligada a história e a cultura do país, temos mais de 1000 anos documentados sobre cerveja, ainda encontramos cerveja de baixa fermentação em fermentadores abertos, tripla decocção, muitos deles fabricam a receita do bisavô, sem se prender a livros de estilo de cerveja, mas incrivelmente a cerveja ta totalmente inserida dentro do estilos, pois eles nasceram fazendo isto.

Isto é o paraíso da cerveja. Esta é a nossa função a mais de 10 mil quilômetros de lá, dar alma a nossos produtos.

6 comentários:

Ricardo Unterkircher disse...

aos poucos estamos crescendo e com mta qualidade!

Erik Saga disse...

Acidentalmente encontrei a Dunkel München de vocês em um Atacadista aqui em SJCampos e resolvi experimentar. Como morei em Santa Catarina por 7 anos e sempre fui muito fã de Cervejas Premium fiquei muito feliz em ver uma cervejaria de tão boa qualidade aqui em São Paulo. Espero começar a encontrar mais variedades dos produtos de vocês. Vocês estão tendo dificuldades com distribuição?

Marcelo Ricardo Monich disse...

Salve Alexandre!
Realmente precisamos trazer um pouco desse paraíso para os lados de cá.
A Bamberg está fazendo isso muito bem.
Aos poucos estamos vendo mudanças de consumo e de produções nesse nosso Brasilzão, mesmo com alguns remando contra.
Parabéns e vamos nos mantendo firmes.
Excelentes Cervejas Sempre!
Um abraço.
Monich

Alexandre Bazzo disse...

Ricardo, obrigado pelo comentario;

Henoque, que legal que vc experimentou e gostou da cerveja, é muito bom receber o retorno, quanto a dificuldade de distribuição, podemos dizer que de acordo com o nosso modelo de trabalho sempre teremos dificuldade de distribuir nossas cervejas.

Monich, é isso mesmo apesar de tudos o mercado de cervejas especiais no Brasil vem melhorando e isto é graças ao consumidor que ta ficando mais exigente, abraço.

Bigas disse...

Muito legal a matéria!
A única coisa que voce deveria melhorar é sua escrita, tem muita vírgula e pouco ponto final.

Viva a cultura cervejeira!

PS: Degustando uma Bamberg Rauchbier

Unknown disse...

Ola Alexandre.

Primeiramente Parabéns pelo seu bonito trabalho na fomentação e preservação da cultura cervejeira no Brasil.

Eu trabalho na indústria de bebidas em Angola (Africa) e estamos também nos empenhando para difundir esta cultura por aqui. É um trabalho difícil, todo o começo é duro não é mesmo?? srsrrsr

Estamos indo em Novembro para a Feira Brau Beviale em Nuremberg e gostaria de saber se o sr. poderia nos indicar alguma cervejaria local para visita ou até alguma outra feira de equipamentos e matéria-prima para micro-cervejaria?

Muito Obrigado e grande abraço!