quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Bamberg Die Wiesn


Do casamento do príncipe da Bavária Luwig com a Therese em 1810, surgiu uma das maiores festa do mundo: a Oktoberfest, em Munich, que ocorre anualmente nas duas ultimas semanas de setembro e na primeira de outubro.
A festa mudou de formato, em alguns períodos não aconteceu, mas sempre foi regada a muita cerveja. No começo era uma cerveja marrom, mais encorpada,  que ao longo dos anos foi ficando um pouco mais clara, prevalecendo o malte, e muito fácil de ser bebida.
Hoje em dia muitas cidades no mundo têm sua festa do chope neste período do ano, e pensando nisso nós resolvemos trazer esta tradição da cidade de Munich para Votorantim, não a Oktoberfest, mas a cerveja da festa.
O local onde acontece a festa chama-se Theresienwiese, mas a população de Munich chama carinhosamente este local de Die Wiesn, e foi justamente este o nome escolhido para a cerveja do estilo Oktoberfest da Bamberg.
A Bamberg Die Wiesn será uma cerveja sazonal, lançada todo ano no dia que começa a Oktoberfest de Munich . Segue abaixo minha análise sensorial:

Visual: coloração âmbar, cristalina, com boa formação e persistência na espuma.
Aroma: o malte domina com casca de pão, caramelo, frutas secas, biscoito, mas o lúpulo também é notado com o tradicional floral dos Hallertauer.
Sabor: malte vem logo no começo com biscoito, caramelo, mas o lúpulo aparece não só com o amargo suficiente para equilibrar, mas também com agradáveis notas florais e em segundo plano cítricas.
Sensação na boca: corpo médio, carbonatação média.
Impressão geral: apesar de uma cerveja com corpo médio ela é refrescante e fácil de beber, devido ao longo tempo de maturação, essas características aumentam, principalmente a suavidade dos maltes, que são as grandes estrelas da cerveja.
Obs.: Não esperem beber uma Marzen, este é outro estilo de cerveja como já expliquei em um post anterior sobre as diferenças entre os estilos Marzen e Oktoberfest.
Temperatura de serviço: 5°C a 8°C.
Harmoniza com: Comidas indiana e mexicana, presunto, salsicha, pizzas, burgers, etc.
Na Oktoberfest ela é servida em canecas de um litro, que são conhecidas como Mass, na Alemanha.
O rótulo é mais uma obra de arte do André Clemente, tem como personagem principal uma garçonete da Oktoberfest, é a nossa homenagem a elas que trabalham duro durante 3 semanas pra nos servir com muito chope, no fundo tem as cores da Bavária, azul e branco.
A Bamberg Die Wiesn chega no mercado a partir do dia 17 de setembro, apenas em garrafas de 600mL e em chopes.
A pronúncia de Die Wiesn é "dii vize", tive auxilio do meu amigo Herbert Schumacher pra esclarecer esta incógnita. 

Abaixo tem um video que mostra como é a Oktoberfest em Munich, gravado pelo cinegrafista Edu Passarelli.

2 comentários:

Carlos Oliveira A disse...

HUmmmm acho que podemos trazer algumas destas cervejas na festa do nosso fretado OktoBUSfest!

Dud's disse...

Nao achei o post explicando a diferença de Marzem pra Oktoberfest. Podia ter um hiperlink ligando pra esse post.