quinta-feira, 12 de abril de 2012

Bamberg Maibaum

No post anterior eu contei um pouco sobre a nossa nova cerveja, a Maibock, hoje falarei sobre o nome dela e a sua descrição sensorial.

Maibaum.
Na Bavária podemos ver na praça central das pequenas vilas ou até mesmo em grandes cidades como Munchen, um mastro pintado de azul e branco e com umas imagens e símbolos dependurado em sua extensão. Esse é o Maibaum, árvore de maio, todo dia primeiro de maio esse mastro é erguido e os símbolos nele presente são emblemas das profissões que existem na cidade. Como a nossa Maibock será uma cerveja sazonal, lançada anualmente todo dia 1 de maio, o nome escolhido para ela foi Bamberg Maibaum.
O rótulo dela foi feito pelo André Clemente e ele foi buscar como inspiração a árvore de maio que deu origem a tradição do Maibaum, aqui no Brasil é o outono, daí temos algumas folhas caindo da árvore, as palavras estão escritas em laranja, representando a cor da cerveja e as bandeiras com as cores da Bavaria penduradas nos galhos.

O rótulo, by Clementão.
Analise Sensorial da Bamberg Maibaum.

Visual: Coloração laranja, cristalina, espuma com boa formação e boa persistência.
Aroma: Do malte temos biscoito, mel e caramelo, dos 3 lúpulos diferentes utilizado nela temos floral, herbal, condimentado e cítrico.
Sabor: no começo temos a presença do malte, doce, caramelo e mel, logo em seguida o amargo do lúpulo entra equilibrando essa doçura, deixando ela refrescante.

Sensação na boca: cerveja encorpada, o teor alcoólico de 6,5% nos dá uma sensação de calor, porém o lúpulo equilibra com uma certa refrescância.

Harmoniza com comidas apimentadas, camarão, polvo, salsichas e noites de outono.
Temperatura ideal de consumo = 8°C a 10°C.

A cerveja, Bamberg Maibaum.

2 comentários:

cervejasespeciais disse...

Espero com ansiedade a chegada dela pelas bandas de Cá!!! Como as demais cervejas da Bamberg, deve está ótima!

Parabéns Alexandre, parabéns Bamberg

Alexandre Bazzo disse...

Cervejasespeciais, na última semana de abril ela começa a ser distribuida. Obrigado.