segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Estamos com o cobertor curto.

Cobertor curto, ou esquenta o pé ou a cabeça.

Nos últimos lançamentos das nossas cervejas sazonais, todas elas acabaram muito rápido, isso graças a vocês, porém, muitas pessoas me perguntam, por que não fazer um volume maior das sazonais?
Acho minha obrigação compartilhar com vocês nossas decisões estratégicas, afinal, elas só acabam rápido porque vocês confiam no que estamos produzindo antes mesmo de ficar pronto e daí quando estou envasando a cerveja já esta praticamente vendida.

Atualmente temos oito cervejas fixas o ano todo e mais umas seis sazonais, tenho o plano de que este número de sazonais chegue a doze até 2014, uma por mês. Mas a esmagadora maioria de cerveja que vendemos é de Bamberg Pilsen e Bamberg Weizen, só tenho disponível tanques de 2000L para as sazonais, olha que até 2011 produzia apenas 1000L de cada sazonal, este ano, dobrei o volume. Nossa brassagem é de 2000L, portanto, é um volume relativamente fácil de fazer, o grande problema é que normalmente as cervejas sazonais demoram mais para ficar prontas, de 2 a 3 meses, pois requerem tempo maior de maturação, daí torna-se impossível utilizar tanques maiores para estas cervejas.
Normalmente quando estou brassando o mosto das sazonais já começo a divulgar nas redes sociais, e desde este momento já começamos a receber encomendas, conforme a cerveja esta fermentando e maturando, continuo postando nas redes sociais e ainda escrevo no blog sobre a historia do estilo e outros detalhes, e as encomendas continuam.

Não temos vendedores oferecendo essas cervejas, nem reservo estas cervejas para alguns pontos de vendas ou amigos, vendemos por ordem de chegada das encomendas, exemplo disso foi no caso da Bambergerator, nosso distribuidor mais antigo esqueceu de fazer encomendas e ficou sem. Quem esta acompanhando a Bamberg ou eu, nas redes sociais, ira ter a chance de saber antes dos lançamentos, pois este é o nosso único canal de comunicação.
Gostaria muito de poder atender todos que queiram comprar as sazonais, mas é impossível, teria duas opções, diminuir o número de cervejas que fabricamos ou continuar trazendo novidades, mas sempre com um volume menor que o necessário, já optei pela segunda. O objetivo da Bamberg é trazer variedade, novidade, fazer cervejas que vocês não encontram normalmente nas gôndolas, trazer a historia e a cultura da cerveja dentro do copo, através das nossas cervejas mostramos que a Bamberg tem sua própria opinião, sua própria personalidade, não fazemos o mesmo, fazemos o diferente.

Novamente digo, isso só é possível porque vocês nos apoiam em todas as cervejas que fazemos, só posso dizer: obrigado. Próxima cerveja sazonal sai na primeira semana de outubro, o estilo é Doppelsticke, escreverei mais sobre ela.

6 comentários:

Unknown disse...

Não está na hora de expandir a capicidade de produção então? mais tanques?

Alexandre Bazzo disse...

Unknow,

Estamos expandindo anualmente, mas nossa expansão sempre é de acordo com o que podemos financeiramente e na qualidade, não podemos crescer e esquecer da qualidade.

Abraço.

Cilene Saorin disse...

parabéns, ale! sua trilha é linda! beijo, cilene.

André - Caçadores de Cerveja disse...

Alexandre, é muito difícil a vida de uma microcervejaria no Brasil. Mas vocês estão sempre superando esses obstaculos, suas cervejas são extremamente ótimas, prova disso que fizemos uma degustação para uma empresa na última semana e a Helles foi a preferida de todos. Parabéns e não vejo a hora de degustar e apreciar a Doppelsticke. Já ia me esquecendo, não esqueça da cerveja para o Natal!

Alexandre Bazzo disse...

Cilene, obrigado, estamos juntos na mesma caminhada. Abraço.

Alexandre Bazzo disse...

André, como disse pra voce no FB, esse depoimento seu é muito gratificante. Obrigado.