domingo, 14 de junho de 2009

Feijoada com......

Fizemos neste sábado um jantar harmonizando, feijoada com três cervejas, Rauchbier, Schwarzbier e Altbier. A noite estava ideal céu aberto e muito frio.
A feijoada foi preparada especialmente no fogão de lenha da casa do meu pai (Luiz), como eu não sou Edu Passarelli, tive que pedir ajuda a minha mãe (Magda) para preparar os pratos: feijoada, arroz, couve refogada e vinagrete.



Participaram da harmonização, Eu, Janaina, Augustão e Thiago, estes três últimos tiveram a mesma opinião, acharam que o par ideal para a feijoada foi a Schwarz, seguida pela Alt e depois a Rauch, eles também deixaram claro que suas opiniões representam o gosto pessoal de cada um e não uma avaliação técnica, pois todos eles são apreciadores da boa cerveja e não profissionais.

Já a minha opinião segue mais detalhada abaixo:

Rauchbier e Feijoada: achei que houve uma harmonização por semelhança, os defumados da cerveja e da comida combinaram muito bem, a intensidade da cerveja não deixou a desejar comparada a intensidade do prato, porém, achei que ficaram muito semelhantes os aromas e sabores, tudo muito complexo, se fosse para tomar a cerveja apenas com o prato daria certo, mas para tomar a noite toda não.

Schwarzbier e Feijoada: harmonizou por contraste, o café, o tostado, final seco da cerveja, quebrava a gordura e a complexidade do prato, além disso, o corpo dela estava a altura do prato, a bebida fazia com que tivéssemos vontade de comer o próximo bocado.

Altbier e Feijoada: também harmonizou por contraste, o amargor do lúpulo e o final seco da cerveja, entrava como uma ducha em nossa língua, limpando-a e preparando para a feijoada novamente, mesmo não tendo a mesma intensidade do prato, poderíamos passar a noite comendo feijoada e tomando Alt, excelente.


As três cervejas harmonizaram com feijoada, cada uma de sua maneira, mas com certeza comemos e bebemos muito bem.

Obs.: Meu pai tomou Weizenbier a noite toda porque ele gosta da cerveja independente se harmoniza ou não, foi o que ele nos disse quando indagado. É, talvez valha levar em consideração o gosto do freguês.

6 comentários:

Navarro disse...

Alexandre, ótimo post. Deu água na boca.

Provei hoje a Bamberg Alt. Está sensacional e com a lupulagem na medida.

Rodrigo Brasil disse...

Que maravilha, adoro feijoada.. deve harmonizar muito bem..

Ainda preciso experimentar a Alt.. a Bock já tomei ai direto do tanque numa visita.

Aliás.. estamos com a Stout pronta.. quando podemos marcar pra levar umas garrafas ai?

Abraço

Rodrigo Brasil
http://cervejamcduff.blogspot.com/

Alexandre Bazzo disse...

Navarro,

Muito obrigado pelo retorno sobre a Alt, é importante a percepção de quem esta bebendo.

Abraço

Alexandre Bazzo disse...

Rodrigo,

Amanhã (sexta-feira) se vc tiver livre por volta das 16h~17h, é uma boa hora pra tomar a Stout, será um prazer, eu estarei na Bamberg.
Se vc não puder me passa seu email que marcamos uma outra data.

Abraço

Rodrigo Brasil disse...

Alexandre,

Sexta infelizmente não posso..

Meu e-mail é rodsilvab@gmail.com

Martin disse...

Esse alimento rico! Eu tenho um restaurante e fazer cozinha típica brasileira. temos delivery jardins, eu recomendo que você comprar. beijos