terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Schwarzbier ou Dunkel, eis a questão?????????

Alguns estilos de cervejas acabam tornando-se um pouco confuso, sobrepondo características e se analisarmos de forma descuidada, temos a impressão de que seria desnecessária esta divisão, porém visto de forma mais profunda descobrimos que há muitas sutis diferenças entre eles. Um desses casos é a Munich Dunkel e Schwarzbier.

Quando a Bamberg lançou a Munchen, muitas pessoas me perguntavam qual era o estilo dela e quando eu dizia que era uma Dunkel a maioria achava estranho, pois ela é marrom e não preta, pois é justamente isto que começa a diferenciar um estilo do outro.

As Dunkel são sempre de marrom claro a marrom muito escuro, mas nunca preto, já as Schwarz são de marrom muito escuro a preto.

Quem “nasceu” primeiro foi as Dunkels, isto porque no passado a técnica de secagem do malte somado a água dura de Munich, faziam a cerveja ficar escuras, ou seja, marrom, com o tempo as cervejarias deixaram as Dunkels mais escuras ainda, pois começaram a surgir os maltes especiais, já a Schwarz, provavelmente são cervejas recentes, pois surgiram de uma variação das Dunkels, são tradicionais nas regiões da Francônia, Turíngia e Bohemia.

As diferenças não param por aí, no paladar pode-se notar que a Dunkel é marcada pela forte presença de malte caramelo, ressaltando o biscoito, pão, toffee, já a lupulagem é discreta, apenas para cortar a “doçura” do malte, são cervejas de corpo médio. A Schwarz é mais seca característica típica da utilização de maltes torrados, porém não se deve encontrar forte presença de sabores e aromas torrados, como as Porter e Stout, o que vale é o equilíbrio e sutileza de aromas e sabores de café, chocolate e toffee, presença mediana de lúpulo e corpo médio.

O engraçado é que a melhor Schwarzbier do mundo é brasileira e leva o nome de Dunkel, mas da pra entender, talvez alguns anos atrás fosse impossível colocar no rótulo uma palavra tão estranha como Schwarz.

É possível encontrarmos excelentes cervejas dos estilos Dunkel e Schwarz no Brasil, sejam eles fabricados aqui ou importados, vale a pena fazer uma degustação comparativa de ambos os estilos, esta é a forma mais gostosa de aprofundar-se no estudo de estilos de cerveja, sugiro as Bamberg Munchen e Bamberg Schwarzbier para fazerem parte deste estudo.

5 comentários:

Unknown disse...

Muito esclarecedora a diferenciação entre Dunkel e Schawz, sempre fiquei muito confuso com o caso da Eisenbahn Dunkel.
Outro caso que me intriga é o das Munchen Helles e as Pilsen, há diferença clara entre os estilos ou é mais uma questão de tradição/geografia?

Alexandre Bazzo disse...

Drapen

Excelente dúvida, Helles e Pilsen, vou escrever sobre elas e postar aqui no blog.

Valeu

Fernando disse...

Por isso entre minhas pesquisas procuro boas fontes. Agora mesmo estou pensando numa cerveja escura, mas não gosto de muito gosto de malte torrado, tinha pensado numa Dunkel, já me virei pra Schwarz.

Eugênio Luiz dos Santos disse...

As duas são excelentes cervejas e que para minha pessoa elas caem muito bem com sanduíches e carnes.

Doug Merlo disse...

A diferenças entre as suas são grandes, tanto sensorial quanto histórica