segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Burton upon Trent.

Famoso Rio Trent.


Algumas cidades no mundo são privilegiadas por terem aroma de mosto de cerveja no ar, Bamberg é uma delas, logo ao sair da estação de trem sentimos cheiro de malte da Weyermann e mosto da Spezial e Faesla. Outra cidade que me impressionou com a presença de cerveja em seu cotidiano foi Burton upon Trent, logo na saída da estação o aroma de mosto cozinhando já toma conta da atmosfera, a duas horas de Londres, na direção noroeste esta pequena cidade tem seu nome marcado na história da humanidade.

No Passado ela foi um dos maiores pólos cervejeiros do mundo, foi graças a sua água com alto teor de dureza que surgiu o estilo Indian Pale Ale, este que atualmente não aparece com muita freqüência nos pubs da cidade, o que domina por lá são as tradicionais Pale Ale servidas no sistema Cask Ale.

Além das cervejas e da beleza da cidade, que é pequena e aconchegante, com uma população muito simpática, o principal motivo que me levou até ela era pra conhecer um método de fermentação que só existe em uma cervejaria no mundo e é lá, o Burton Union System.

Este método foi comum no passado, porém, com o desenvolvimento das tecnologias da industria cervejeira ele foi abandonado, mas na Marston's, uma de suas cervejas ainda é produzida pelo B.U.S., é a Pedigree, uma pale ale que é vendida apenas na cidade e em chope, servida pelo método Cask Ale, uma pena não existir esta cerveja em garrafas.
Burton Union System.

No Burton Union System a cerveja é fermentada em barris de madeira e durante a fermentação a espuma sai por um cano em cima do barril e é coletada pra ser inoculada em outra produção, tudo isto acontece dentro de um grande barracão e a quantidade de fermento é enorme.

Momentos como este faz com que você se sinta de volta a anos atrás, e também paramos para pensar o que a tecnologia fez pra melhorar a qualidade ou aumentar a produção apenas.

E a cerveja é boa? Sim, é uma Pale Ale tradicional britânica, onde você só poderá bebe-la na cidade onde ela nasceu e da forma com que ela vem sendo fabricada a séculos, historicamente uma experiência imperdível.
Burton Bridge.

Uma outra cervejaria menor e mais artesanal é a Burton Bridge, esta possui um pub na frente da fábrica onde a população mais tradicionalista da cidade prefere beber suas Ales, a cerveja é a melhor da cidade, o ambiente agradável, onde rapidamente fizemos amizades e nesta viajem descobri que a forma mais fácil de se arrumar amigos em um pub é dizer: I’m Brewer.

Nenhum comentário: