sexta-feira, 4 de março de 2011

Curso de cerveja caseira do Botto.

Esse é o Bottão, o de boné, não a loira do canto da foto, que não sei quem é e não tenho habilidade pra tirá-la da foto.

Numa parceria da Cervejaria Bamberg com o Botto bier, um dos precurssores da cerveja caseira no Brasil, realisará um curso com o intuito de ensinar o participante a fazer cerveja no fogão de casa com as panelas da sua cozinha.

Segundo o Botto, "tal qual o curso que dou no Rio, a ideia é fazer um curso voltado àqueles que desejam fabricar sua própria cerveja, que busquem qualidade, permitindo o desvencilhar da pouca variedade de estilos da bebida a nós imposta no Brasil".

Seguem abaixo melhores informações sobre o curso:

Data:16 de abril de 2011, sábado.

Horário: das 09 às 21 horas.

Local: R. Sebastião Benedito Reis, 582, Votorantim-SP, Cervejaria Bamberg.

Investimento: R$ 400,00. A data da reserva da vaga será a da confirmação do depósito. Incluído apostila, coffee break, almoço, lanche e degustação de cervejas da Bamberg, da Botto Bier e da cerveja de trigo de Weihenstephan, Alemanha, cervejaria mais antiga do mundo ainda em funcionamento, desde 1040, colaboradora do curso.

Programa:

- Parte teórica abrangendo breve histórico da cerveja, estilos, máterias primas e equipamentos (onde adquiri-los e como produzi-los), limpeza e sanitização, e processo cervejeiro.

- Parte prática onde os alunos elaborarão uma leva de cerveja, acompanhando o processo desde a moagem ideal dos grãos, passando pela parte quente do processo, brassagem ou cozimento dos maltes, filtragem, fervura, lupulagem, resfriamento e inoculação do fermento. Concomitantemente à parte prática, que dura cerca de 8 horas, degustaremos as cervejas.

Para inscrição e mais informações, entrar em contato pelo email leonardo@bottobier.com.br

Portanto, não perca esta oportunidade de aprender a fazer cerveja com um dos maiores nomes da cerveja caseira no Brasil, Leonardo Botto.

6 comentários:

J. Azevedo disse...

Para Abril está complicado,
o valor do curso nem é tão alto,
mais acrescenta-se viagem e hospedagem... terá que ficar para uma próxima oportunidade.

Deixo registrado que me interesso muito pelo curso

Renato Todorov disse...

J. Azevedo,

Nunca conheci o Botto pessoalmente nem tampouco frequentei seus cursos mas digo que vale muito a pena o esforço. Ele foi meu professor através do Blog, foi através do mini curso publicado lá que tive meu primeiro contato com o processo cervejeiro. Minha primeira brassagem teve como base uma receita dele. Além disso pelo que sei o Botto é um cara muito preocupado com a qualidade do processo em sí, coisa que descobri ser muito mais importante do que qualquer receita. O Alexandre mesmo me falou isso e eu nunca mais esqueci.

Gostaria de ir ao curso também, mesmo depois de algumas cervejas próprias tenho muito a aprender com ele, sem contar a diversão de passar o dia na Bamberg.

[]'s

Unknown disse...

Fala Alexandre!!! No almoço vai rolar aquela costela de chão já tradicional? uhauhauha, brincadeira, entrarei em contato com o Botto, muito interesse em fazer!

Unknown disse...

Caro Botto,
Poderia por gentileza fornecer-me o mini curso mensionado pelo colega Renato Todorov? Obrigado.

Antônio Norberto de Freitas
antonorbe@gmail.com

Unknown disse...

Alexandre,aproveitando o curso bem que vc podia vender matéria prima para nós de sorocaba para brassagens pequenas pois o mais proximo e a turma de campinas..

Alexandre Bazzo disse...

Holton,

O Cervejario no Mercado do Campolim vende matéria prima pra caseiros, eles tem maior variedade que nós. Abraço.