terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011 - Entrou pra história



Quem leu o último post de 2010 viu que eu falava da dificuldade que seria superar este ano em 2011, pois bem, superamos e muito, foi um ano pra entrar na história da cerveja brasileira.
Logo em fevereiro a Bamberg foi eleita cervejaria do ano de2010 pela revista Prazeres da Mesa, após isso a Bamberg esteve presente na Itália, na tradicional feira cervejeira Pianeta Birra e aproveitando a estadia pra um tour cervejeiro ao país da bota.
No começo de abril participei do campeonato mundial desommelier de cervejas realizado pela Doemens em Anif, perto de Salzburg, não fui campeão mundial, mas valeu muito a experiência.
No começo de maio participei como jurado e competidor no South Beer Cup, que aconteceu em Buenos Aires e a Bamberg faturou 4 medalhas e ainda foi eleita a cervejaria do ano da América do Sul. Uma semana mais tarde saia o resultado do Australian International Beer Awards, e daí a Bamberg levava mais 5 medalhas, uma semana histórica.
No começo de agosto tive uma grata surpresa ao saber que estava concorrendo a uma eleição ao Homem do Ano, promovida pela revista Alfa, fiz uma grande campanha em busca dos votos, terminei em segundo lugar, o que foi muito legal, levou o nome da cerveja artesanal junto a grandes personalidades brasileira. Mas o melhor de agosto ainda estava por vir, um projeto inédito resultou na Camila, Camila, uma receita de cerveja pensada pra harmonizar com a música homônima, onde até o rótulo traduz em imagens algumas passagens da música, uma cerveja que entrou para a história, não existia até então nenhum projeto parecido com este, interpretação de uma música através de um estilo de cerveja.
Setembro foi o mês da Copa Cervezas de América, que aconteceu no Chile, ganhamos quatro medalhas e ainda fomos eleitos a melhor cervejaria das Américas. Lançamos ainda em setembro a Die Wiesn, nossa cerveja Oktoberfest, que será lançada todo ano no inicio da festa de Munich.
Em outubro tive a honra de fazer parte do grupo de juradosdo European Beer Star, uma das bancas mais seletas do planeta, nossas cervejas também participaram desta competição, e algumas semanas mais tarde eu voltaria pra Alemanha, mas desta vez pra buscar a medalha de prata que a Bamberg Altbierlevou no European Beer Star.
Depois de tantos prêmios ao longo de 2011, encerramos o ano comemorando o aniversario de 6 anos da Bamberg, tradicional festa com costela no chão e muita cerveja. Parece fácil, mas não é, dá trabalho este negócio.
O ano 2011 irá deixar saudades, mas pra isso iremos nos dedicar mais ainda em 2012 pra que possamos no mínimo igualar nossas conquistas, sei que será muito difícil, mas em dezembro de 2010 pensava a mesma coisa.

Nenhum comentário: