domingo, 4 de outubro de 2009

Parabéns a Cooperativa Agrária

Nesta sexta-feira (02/10) participei da inauguração das novas instalações da Maltaria Agrária, durante o dia foi a seção solene e a noite a Festa da Cevada.


Devo contar um pouco de como eles começaram. A Cooperativa Agrária esta localizada no distrito de Entre Rios, que pertence a cidade de Guarapuava-PR, sua população é composta por Suábios do Danúbio e descendentes deles.

Os Suábios são povos que estão localizados, atualmente, no estado de Baden-Württemberg, na Alemanha, no século XVIII parte deles foram colonizar terras da região do Rio Danúbio e outras regiões da Europa, e com isso receberam a denominação de Suábios do Danúbio.

Durante e depois da Segunda Guerra, muitos suábios deixaram o sudeste da Europa, dirigindo-se à Áustria, onde viveram durante anos em abrigos para refugiados. A instituição filantrópica Ajuda Suíça para a Europa (Schweizer Hilfe) organizou um projeto para viabilizar uma alternativa de vida para um grupo de Suábios do Danúbio que se encontrava na Áustria: um total de 500 famílias se inscreveu na iniciativa, que visava a criação de uma cooperativa agrícola no Brasil como um caminho para um novo futuro. Assim nasceu a iniciativa que levaria à fundação da Cooperativa Agrária e à colonização dos campos de Entre Rios.

Eles chegaram no Brasil sem falar a nossa língua e prontos para plantar culturas de inverno. Foram formadas cinco colônias dispostas em círculos, e depois de muitos anos e muito trabalho eles se transformaram em modelo de cooperativa que deu certo, e deu muito certo, eles produzem soja, milho, trigo, cevada, aveia e suínos, possuem maltaria, moinho de trigo, fábrica de rações e fábrica de óleo de soja degomado e farelo de soja.

Com esta ampliação, eles se tornaram a maior maltaria da América Latina e estão entre as 10 maiores do mundo, toda a cultura Suábia foi preservada, as crianças aprendem primeiro a língua alemã, eles conversam entre si em alemão, e as placas na rua possuem as duas línguas, português e alemão.


Quanto a festa da cevada, foi muito boa, são servidos peixes assados inteiros, além claro de muito chope, estarei lá no ano que vem para desafiar o Alexander, este ano ele comeu 2,5 peixe, meu objetivo é chegar em 3 peixes, o Vilmar esta falando que já comeu 4 peixes, mas ninguém viu. São 2500 pessoas vindo de todas as regiões do Brasil, em cada um dos 3 dias de festa, vale a pena.

Nossos amigos Alexander e esposa.

Nossos amigos Vilmar e esposa.

Parabéns a todos da Agrária, é bom termos fornecedores que não vendem apenas produtos, mas sim, amizade, cooperativismo, cultura e parceria.

2 comentários:

Marcus Alves disse...

Boa noite Alexadre, tudo bem?

Conto com a sua presença no dia 14/11 no Botequim da Franscisca! Fizemos uma brassagem em conjunto com o pessoal da Lamas Bier de Campinas especialmente para esse encontro! Tentamos uma Dubbel dessa vez... Fora isso enho uma Brown Ale aqui para levar pra você, se vc quiser encarar o veneno, rsrsrs... brincadeira essa ficou bacana...

Grande abraço!

Marcus McDuff
www.cervejamcduff.blogspot.com
www.twitter.com/cervejamcduff

Alexandre Bazzo disse...

Marcus,

Com certeza estarei no encontro da Acerva, no dia seguinte o pessoal vem visitar a Bamberg.
To muito curioso pra experimentar a Brown Ale, vou entrar em contato com vc por email pra agendarmos um dia.

Abraço