segunda-feira, 26 de abril de 2010

Bamberg Altbier 2010.

Nesta semana começa a temporada da Bamberg Altbier 2010, cerveja sazonal onde foi produzido apenas um tanque e quando acabar só no próximo ano.
A cerveja Alt é uma exceção dentro da Alemanha, pois ela é de alta fermentação (Ale) em um país conhecido pela excelência em produzir cervejas de baixa fermentação (Lager), muitos especialistas dizem que a Alt é uma cerveja híbrida, fermentada em temperaturas intermediárias entre as Ale e Lager e maturada por um longo período, ela acaba mostrando características de ambos.
A palavra Alt em Alemão significa antigo, velho e refere-se ao processo de fabricação da cerveja. Este estilo nasceu em Dusseldorf, Alemanha e com a invasão das lagers no mundo e principalmente na Alemanha ela ficou ameaçada de extinção, porém algumas cervejarias no mundo vêm retomando sua produção, aqui no Brasil a primeira Alt fabricada foi pela Bamberg e continua sendo a única disponível a venda em solo nacional.
Este ano a cerveja vem com uma fórmula diferente da do ano passado, mudei a lupulagem, o processo de fermentação, a rampa de cozimento e os maltes utilizado, abaixo descrevo o que senti da cerveja deste ano.
Aroma: O lúpulo toma conta com um aroma floral e cítrico, em segundo plano percebe-se o frutado do fermento, pitanga, acerola, frutas vermelhas, malte discreto.
Aparência: Coloração cobre, avermelhada, cristalina, com boa formação de espuma.
Sabor: Mais uma vez o lúpulo domina a cena com amargor marcante, porém o malte aparece com caramelo, frutas secas, toffee, e um sutil frutado do fermento.
Sensação na boca: corpo médio-baixo, carbonatação média, final seco, mas sem adstringência, suave e fácil de beber.
Como vocês perceberam não é só a cerveja que está diferente, o rótulo também vem com cara nova, foi feito pelo André Clemente e este é o primeiro de outras surpresas que virão.

7 comentários:

Tiago Reis (aka Dr.Diamba) disse...

DELÍCIA!!! mal posso esperar pela minha "cotazinha"... rsrsrs ah! parabéns pelo rótulo! chic! abraxxx

Unknown disse...

Descrição em alto estilo hein Alexandre!To babando aqui!

Abraco e Parabéns!

Marcus Alves disse...

Alexandre, provei a sua Alt no fermentador aquele dia e já percebi que "ai vinha mais uma arrasadora"! Mal posso esperar para garantir a minha cota também! rs
Parabéns pelo rótulo!

P.S.: Assim que sair aqui a receita nova do forno quero te levar umas garrafas!

Grande abraço!
Marcus Alves.

Alexandre Bazzo disse...

Tiago, Alexandre e Marcus

Obrigado pelos elogios, espero que vcs gostem da Alt, pra quem gosta de lúpulo ta um prato cheio.

Marcus fico na expectativa da nova cerveja.

Abraço

Unknown disse...

Quando Recebi o Twitter informando que o EAP já dispunha de Bamber Alt em choop me esqueci da aula de Eletromag e parti rumo à Pinheiros...

Mas que Maravilha de cerveja!! Esta cerveja me cativou logo no inicio, que aparência Linda! E o sabor? Espetacular! Foram 2 canecas que davam vontade de mais outras canecas! Mas reservei a terceira para a Rauch.

Alexandre, mais uma vez PARABÉNS! Parabéns pelas maravilhas que você nos traz! Nos vemos no III Encontro!

Unknown disse...

Alexandre,
Parabéns a Cerveja está divina!
Hoje a noite provei uma na Real e depois outra no Fritz.
Sinceramente, a deste ano está ainda melhor!

Que nunca falte Bamberg em nossas vidas!

Um abraço!

Alexandre Bazzo disse...

Rafael e Antonio

Obrigado pelos elogios e pelo retorno do que vcs acharam da Alt.

Abraço