segunda-feira, 5 de abril de 2010

Lamentável!!!!!

No dia 15 de janeiro de 2009, eu e meus amigos Edu Passarelli, Leonardo Botto e André Clemente, nos reunimos para fazer uma cerveja que entraria para a história como a primeira cerveja maturada em barris de madeira no Brasil, foi assim que nasceu a Biertruppe Vintage Nº1.
A cerveja é uma Barley Wine, que no dia 05 de junho de 2009 ela foi para barris de carvalhos e aí ficou 100 dias, para daí então voltar ao tanque de inox e ser envasada.

Nesse tempo algumas pessoas puderam provar a cerveja, seja direto do barril de carvalho ou mesmo depois de pronta na garrafa.
A cerveja ficou tão boa que eu fiquei empolgado com esse processo de maturar em barris de madeira que já engatilhei mais duas cervejas, uma delas a Weizenbock que maturou no carvalho e refermentou com fermento de champagne e muita gente já experimentou.
O motivo deste breve resumo é para mostrar minha indignação com a informação que eu recebi na semana passada. Tem uma cervejaria falando que ela produziu uma cerveja que maturou 4 anos em barris de carvalho. Ora, isso é chamarmos de otário, a tal cerveja foi produzida em janeiro de 2010, a cervejaria não tem 6 meses de funcionamento, não existe barris de madeira dentro dela e o que é pior a cerveja não tem aroma nem sabor de madeira, portanto, existe uma fraude acontecendo no mercado.


Estou usando o Blog da Bamberg para falar de um assunto polêmico e grave, pois eu sei o quanto foi difícil para produzir as cervejas nos barris de carvalho, não posso deixar que a dúvida esteja na cabeça do consumidor na hora de comprar a cerveja, nós e muitos outros sérios cervejeiros que farão cervejas em barris de madeira serão prejudicados por estes fraudadores.
Nós consumidores de cervejas especiais não somos otários, graças as honestas cervejas que já existem em nosso mercado, sejam elas, nacionais ou importadas, graças a anos de estudos, ao aumento da cultura cervejeira no Brasil, mas principalmente, graças ao comportamento honesto de boa parte das cervejarias Brasileiras.
Infelizmente, a Bamberg e no caso da Vintage, junto com a Biertruppe, somos a única cervejaria a maturar cerveja em barris de madeira no Brasil, espero que outras apareçam, mas que realmente usem barril, se não perderemos a credibilidade e passaremos a vida fazendo pilsen-água.
Acho que isto exemplifica o lado errado que me referi no post Estamos no Caminho. Existem outras inovações a serem feitas no mercado nacional, é só uma questão de estudar e querer criar.
Não queria usar este espaço para falar de um assunto tão absurdo como este, mas ou matamos o mal pela raiz, ou pode ser que daqui alguns anos estejamos lamentando de não ter feito isto.
Desculpe de começar a semana com esta notícia ruim.



20 comentários:

Tatiana disse...

Alexandre,

Acho que vc fez muito bem. Muitas vezes ficamos quietos com vários absurdos. Mas tem vezes que não dá.

O mercado de cervas artesanais está crescendo exponencialmente, mas talvez a cultura de cervejas artesanais não esteja acompanhando.

Beijos

David - Lamas Bier disse...

Abaixo a picarategem cervejeira!!!
Tem de por a boca no trombone mesmo. Um exemplo péssimo como esse pode sujar todo um trabalho que estamos fazendo arduamente.
Dezenas de micro cervejarias q dizem fazer "cerveja artesanal" estam surgindo e temos de separar o joio do trigo e divulgar ao 4 cantos isso....essa é uma atitude que não pode ser tolerado na Cultura Cervejeira
Vc tem nosso apoio irrestrito
Dos Lamas e da Acerva Paulista!
David

Alexandre Bazzo disse...

Tati

Concordo com vc, pensei muito em escrever ou não este post, só fiz isto pra não correr o risco de depois me arrepender por ter ficado em silêncio, este é o meu trabalho e defendo ele de pessoas mal intencionadas.

Alexandre Bazzo disse...

David

Obrigado pelo apoio, vcs tb fazem o trabalho de formiguinha, não podemos bobear, o momento da cerveja artesanal é agora.

Abra

Edu Passarelli disse...

Já está mais do que na hora de calar os picaretas!

Estou até desanimado de quanto absurdo eu ouço...

Abs

Unknown disse...

Grande guerreiro da cultura cervejeira no Brasil. Você está na linha de frente da batalha, produzindo e falando o que tem que ser dito.

Só que um desinformado como eu, fiquei sem saber qual é a tal cervejaria / cerveja enganadora. Nem o google me respondeu essa...

Alexandre Bazzo disse...

Edu

è muito importante que pessoas como vc não desanime nunca, pois vc é um de nossos pilares da cultura cervejeira do Brasil.

Abra

Alexandre Bazzo disse...

Fernando

Obrigado pelos elogios.

Abraço

ricardo motta disse...

Alexandre,
Como grande fã e consumidor de sua obra, concordo com tudo falado...mas o mais importante: quando poderei comprar a Vintage? A Weizenbock? E a Alt já em Maio? A Bock em Maio tb? Algo mais que podemos esperar ansiosamente?
Grande abraco!

Alexandre Bazzo disse...

Ricardo

Muito obrigado pelo elogio.
Bom, Altbier na primeira semana de maio, Bock final de junho, Weizenbock e Vintage, só Deus sabe, este é outro assunto que gostaria de ter coragem e contar td o que esta acontecendo, mas sei que dai forças ocultas podem fechar a Bamberg, não vou me arriscar.

Abraço

Paulo Feijão disse...

Ale,

Estou contigo e não abro, temos impunidade demaais para picaretas, e pelo menos no nosso mercado vamos manter a lealdade e seriedade. Muito bom ouvir alguém gritando, estou com um texto quase pronto sobre esta mesma situação. Muitas cervejarias abrindo e tendo como proprietários investidores e não cervejeiros, que fazem pelo amor a cerveja e não somente pelo dinheiro. Muita gente sem conhecimento falando com propriedade por ai sobre cerveja, queimando todo nosso trabalho.

Conte comigo.

Paulo Feijão

Alexandre Bazzo disse...

Feijão

É verdade, a quantidade de "especialistas" que vem surgindo ultimamente, e pior falando besteiras é enorme, isso só prejudica o nosso trabalho, precisamos mostrar que o que eles estão dizendo não é verdade.

Abraço

Unknown disse...

Alexandre

Simplesmente é uma vergonha o que algumas cervejarias fazem com nós, consumidores. Gostaria de saber qual é essa empresa que mente, assim eu como um apreciador da cerva artesanal não lhe darei um voto de confiança.
Parabéns pelo seu trabalho e muito boa as suas cervejas.

Abraço

Carlos Paiva Neto.

Unknown disse...

Alexandre,

Parabéns pela coragem!

Todos sabem que a Bamberg possui compromisso com a qualidade e respeito ao termo "especial" quando se fala em "artesanal", sem enganar o consumidor e entusiasta de cervejas com propaganda enganosa.

Um abração.

Alexandre Bazzo disse...

Carlos

A cervejaria já assumiu no blog dela, só não quero falar quem é pra não fazer propaganda deles, tentaram se explicar mas foi em vão, conversa mole só, continuam nos subestimando.

Abraço

Alexandre Bazzo disse...

Mauricio

Obrigado pelos seus elogios, é muito importantante pra nós vindo de uma pessoa que ajuda tanto a cultura cervejeira.

Abraço

iago ferrari 54 disse...

Bem, mentira tem perna curta e felizmente o universo cervejeiro no Brasil é unido e sabe diferenciar o que é e o que não é.

Afinal uma cervejaria que tem premios como medalha de prata no European Beer Star, melhor pilsen artesanal do Brasil, Produto do Ano e ainda presente no livro 1001 Beers you must taste before you die, merece mais respeito!!!!
Conte comigo!!
Agora vou comer meu hamBURGUer.
Abraços,
Miriam

Alexandre Bazzo disse...

Miriam

É verdade, não tinha noção de como nosso segmento é unido, desde a publicação do post vem acontecendo um movimento cervejeiro em prol a cultura cervejeira, clamando pela verdade, acho que estamos no caminho certo, o consumidor entende do que ele esta comprando e não aceita mais ser enganado, isto vale não só pra este caso, mas em geral.

Abraço

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Heiss disse...

Bom dia! Peço que encaminhe ao dep. de marketing da Cervejaria Bamberg. Meu nome é Dieter e trabalho na Karin Grace. Nossa empresa desenvolve decoração para casas e churrasqueiras. Convido você a entrar em nosso site e clicar em "Personalizado". Quem sabe isso não lhe interessa. São tampas de barris, que podemos colocar a sua marca. Para você revende-la. O custo não é alto e o resultado é de qualidade. Visite: www.karingrace.com.br Obrigado pela atenção!